segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Guia dos curiosos

O livro das perguntas e respostas

Livro dos Curiosos

O que é o sol da meia-noite?
É um fenômeno que ocorre perto do pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano se sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posições que se alternam de seis em seis meses. Nos pólos propriamente ditos, tanto o dia solar quanto a noite duram teoricamente um semestre. A passagem para o dia ou para a noite polar acontece nos equinócios - quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra.


O que são estrelas cadentes?
As estrelas cadentes, na verdade, não são estrelas. São pequenas partículas minerais que viajam pelo espaço. Quando uma entra na atmosfera da Terra, o choque faz com que ela se torne incandescente. Isso dá a impressão de que a estrela está caindo. Ao avistar uma estrela cadente, as pessoas costumam fazer pedidos.


Por que as grávidas sentem vontade de vomitar?
Não se sabe ao certo a causa dos vômitos na gravidez. Segundo o ginecologista José Bento de Souza, existe uma teoria de que o centro que comanda a náusea e os vômitos, localizado no cérebro, estaria hiper estimulado durante o período. Outra corrente tenta explicar o mal-estar com o nível muito elevado do hormônio da gravidez durante o primeiro trimestre da gestação. Uma terceira teoria relaciona o problema ao estiramento rápido das fibras musculares do útero, o relaxamento do tecido muscular no trato digestivo e o excesso de ácido no estômago, causado pela falta de alimentação ou pela ingestão de alimentos errados. Mas as ânsias também podem ter fundo emocional. “Em algumas sociedades primitivas, menos estressantes, as mulheres não apresentam vômitos durante a gravidez”, afirma o ginecologista. Segundo ele, as gestantes muito suscetíveis costumam melhorar com a hospitalização, quando ficam longe dos problemas cotidianos. José Bento de Souza explica que as náuseas e vômitos são mais freqüentes em mulheres que engravidam pela primeira vez, gestações não planejadas ou de gêmeos. Inexplicavelmente, os sintomas desaparecem por completo no terceiro mês da gestação.



Como as ostras fabricam as pérolas?
Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas.

Como funciona a "lanterna" do vaga-lume?
A luz dessa inseto, chamada de bioluminescência, serve para aproximar o macho e a fêmea. Ela se acende no abdome. Sua produção depende de uma substância, a luciferina. Em contato com o ar e com uma enzima (luciferase), essa substância produz uma luz amarelo-esverdeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.