sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Corpo saudável, casa saudável

"A cozinha é o local da casa onde devemos ter um cuidado especial. Apesar de não a utilizarmos por tanto tempo quanto o quarto de dormir, ela é responsável pela saúde de nossos alimentos, ou seja daquilo que voluntariamente ingerimos e colocamos dentro de nosso corpo. Além disto ela é um dos locais onde mais impactamos o meio ambiente através do uso de aparelhos e materiais diversos.

A cada hora, ou a cada duas horas no máximo devemos sair da frente do computador ou da mesa por 10 minutos. Fazer exercícios leves de alongamento e ver outras paisagens. Embora não pareça esta prática leva a um aumento do bem estar e conseqüentemente da produtividade. Muitas pessoas conseguem este aumento de produtividade e de ânimo inconscientemente quando saem para "fumar um cigarrinho". Podemos ter a mesma atitude de nos afastarmos, movimentarmos e respirarmos um pouco sem destruir nossos corpos e os das pessoas que passam com a fumaça do tabaco.

Os banheiros são os locais onde nos limpamos, onde tiramos do corpo aquilo que não mais nos interessa.Os banheiros nos quartos, ou dentro das casas, retiram a energia vital do ambiente todas as vezes que puxamos a descarga e ligamos o chuveiro ou a torneira. Para minimizar este aspecto devemos manter as portas sempre fechadas e manter plantas vivas, de interior dentro do banheiro.

Boas companheiras para o interior de espaços comuns são as plantas, que além de regularem a umidade e temperatura, liberam oxigênio no ar e retiram toxinas geradas pelos materiais sintéticos e pelos próprios seres humanos.

O solo e o teto da casa também são fundamentais, pois estabelecem a conexão Céu-Terra. O teto é o ponto de contato com o Céu, há tanto esquecido e continuamente ocultado pelas luzes urbanas. O piso é o ponto de contato com a Terra. Desse modo, é interessante pensar no chão como algo que conecte ou reconecte os habitantes da casa à Terra, em vez de isolá-los ainda mais do planeta, como se ele fosse sujo e impuro.

Mantenha, sempre que possível, os aparelhos elétricos e eletrônicos, principalmente os aparelhos de ar condicionado, desplugados da parede quando desligados. Se forem muitos, compre um filtro de linha, assim terá que desconectar apenas uma tomada em cada cômodo (não exceda o limite de aparelhos por filtro de linha ou por tomada!)

(Allan Lopes - Rede Social Sustentabilidade a Distância)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.