quarta-feira, 16 de junho de 2010

RSS ou Feeds ou Atom

Vamos incrementar o blog com alguns assuntos tecnológicos!! Está faltando isso aqui.. :) Aproveitando o gancho do Luciano...


O que são feeds? RSS? Atom? RDF?

Feeds 
Vem do verbo em inglês - alimentar.
Eles são usados para que possamos acompanhar as novas notícias ou novos conteúdos postados em um site ou blog. Ao invés de entrar em cada site, em cada blog, em cada twitter, você pode receber as atualizações no seu agregador de feeds. Para isso, você deve se registrar em um agregador de Feeds (ou através do leitor de e-mails) e então recebe as atualizações dos sites, twitters, blogs em que você se cadastrou. Logo, você não precisará mais acesssar o site/blog/twitter, pois sempre que um novo conteúdo for publicado, você receberá esta informação em seu agregador.

Um exemplo de agregador on-line é o Google Reader. Eu, por exemplo, criei uma conta no Google Reader e cadastrei o meu Mail (do Mac) para receber notícias. Veja as imagens abaixo.

Essa tela abaixo é do Google Reader (clique nela para aumentar). Eu organizei os feeds em pastas por assunto. As atualizações são exibidas na janela do lado direito. Os blogs que estou seguindo, sites de lazer, sobre libras, notícias etc. Essa tela abaixo se refere às atualizações do site Uol Cinema.











Essa tela abaixo é do meu Mail (leitor de e-mails do Mac). Veja que abaixo das listagens de e-mails, temos a listagem de RSS. O conteúdo exibido refere-se a RSS de Tecnologia do Terra. O conteúdo é exibido logo abaixo.



O processo é bem simples. Ao clicar no link do Feed/RSS/Atom, no site ou blog, uma tela será aberta para você escolher em qual agregador quer que sejam enviadas as atualizações. Eu escolhi o aplicativo Mail e também o Google Reader. Depois que escolhi o Mail uma vez, ele já guardou a informação. Veja abaixo.















RSS ( Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication) e Atom são os dois formatos de feed. A maioria dos leitores de feeds é compatível com ambos os formatos. RDF é a primeira versão do RSS.

No caso dos blogs do Blogger, há uma opção no final do blog (Assinar Postagens Atom). Se não tem no seu, foi porque ainda não configurou para exibir.

Veja abaixo um vídeo explicativo da Common Craft Show. Os vídeos deles são fantásticos! Eu gosto muito dos vídeos do DotSub. Especialmente da Common Craft Show. Você pode escolher a linguagem da legenda e fazer uma busca por assunto. Esses são alguns exemplos (se quiser ver depois): Dot Sub Plain in English



Fontes para consulta:

RSS - Wikipédia
Feeds - Wikipédia
You Tube
Revolução Etc
Dot Sub 
Interney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.