domingo, 18 de abril de 2010

Efeitos das antenas de telefonia celular

Por: Heitor Garcia de Carvalho

Evidentemente nós não nos inserimos entre os luditas, inimigos das máquinas e das tecnologias. Também não estamos entre os que vivem dizendo "que o céu vai cair em cima das nossas cabeças" e entre os que têm uma "visão conspiratória da História".
Por outro lado, as inovações precisam ser usadas com responsabilidade social e individual, pois, certamente, há efeitos colaterais devem ser monitorados e minimizados. Alguns aviões são acidentados, isto não quer dizer que
se devem proibir todos os vôos. Por outro lado, quando há um acidente é preciso que seja feita uma investigação para tentar eliminar ou reduzir a probabilidade de tais eventos no futuro.

O que não se deve também fazer é produzir propagandas tranquilizantes enganosas.
O organismo humano evoluiu no ambiente da terra, sujeito a campos magnéticos, radiação solar, raios cósmicos, raios X, etc... Há limites toleráveis para as condições naturais no nicho ecológico que ocupamos na superfície terrestre uma vez que diversos escudos protetores naturais como cinturão Van Allen, atmosfera terrestre, camada de ozônio, ritmo de exposição à luz solar pela revolução e translação do planeta e outros elementos atenuadores ou bloqueadores dos efeitos de radiação mantém nosso espaço habitável.

Em todos os equipamentos vendidos na Norteamérica há, explicitamente, um licenciamento específico sobre limites de emissão de ondas. Existem também na Europa normas que estabelecem distâncias mínimas de residências, por exemplo, em relação a postes e linhas de alta tensão, etc...

Apesar de eu ter divulgado o estudo sobre o câncer e a localização de antenas de celulares como um alerta não fiquei muito seguro a respeito das conclusões da autora. As antenas de celulares usam microondas e, portanto, basta colocar algum alimento dentro de um deles para ter uma demonstração concreta dos efeitos sobre substâncias orgânicas e seres vivos. Como o efeito decai rapidamente com a distância da fonte, para cada nível de intensidade e, dependendo da direcionalidade de propagação, há afastamentos menos ou mais seguros. O indicador usado, câncer, é, em si mesmo, um elemento problemático. As causas do câncer são variadas, pouco conhecidas, interagem entre si, incluem fatores como alimentação, genética, exposição ou ingestão de compostos químicos, etc... Desta forma, outros fatores podem também estar contribuindo para as altas taxas de incidência do câncer e da letalidade e seria difícil isolar a contribuição específica atribuível às antenas.

De tudo isto, entretanto, teremos, necessáriamente, que tirar ao menos duas conclusões:

a)O problema existe, é real, é grave, merece precauções, estudos e regulamentação;
b)É melhor errar na direção da cautela do que na direção contrária.
Como alternativa de ação imediata deve-se exigir das autoridades uma regulamentação e fiscalização a respeito das antenas e também dos aparelhos com campanha de alerta à população sobre recomendações de uso mais seguro enquanto, ao mesmo tempo, se pesquisem todas as variáveis envolvidas.

Alguns exemplos de questões preocupantes_
a) O aparecimento dos bem-te-vis em Belo Horizonte. Esta espécie nativa tinha sido praticamente expulsa das cidades pela competição estabelecida pelos pardais, espécie exótica quase sem inimigos naturais que se apossou dos territórios urbanos no Brasil. Porque reapareceram os bem-te-vis? Porque os pardais fazem seus ninhos em telhados e estão sendo, literalmente, cozinhados pelas microondas. Como os bem-te-vis fazem ninhos nas árvores têm sobrevivido por estarem mais distantes das fontes de radiação.
b)Possuo há anos uma sala em prédio na Av. do Mineirão. Com a instalação de antenas de microondas no seu topo foi necessário fechar definitivamente a porta para o terraço impedindo a entrada de pessoas pois seriam literalmente cozinhadas vivas em cinco minutos de exposição. Será que a laje da cobertura proporciona proteção suficiente para os que trabalham no último andar?
c)Preocupa-me também a falta de controle, isto é, de medição dos níveis de radições de variadas categorias e intensidade nos laboratórios de informática. sobretudo em escolas. e também em residências e em aparelhos portáteis. Nas escolas, geralmente, os usuários usam em turnos e limitadamente mas os professores e técnicos têm exposição muito maior. Nos lares, muitas vezes, além de haver exposição durante muito tempo, ocorre, com frequência, uma situação de estar em grande proximidade entre a fonte de radiação e as pessoas. Quanto aos aparelhos portáteis a proximidade com ou ouvido, os olhos, o local do corpo que serve para manuseio ou transporte, potencializa muito os riscos de efeitos danosos.
A questão merece ser discutida e haver alertas sobre os riscos e sobre normas de uso e precaução enquanto outras providências derivadas de conclusões de pesquisas que ainda se encontram em curso possam ser efetivamente incorporadas aos padrões industriais, às regulamentações e aos condicionantes de uso seguro.

Um comentário:

  1. Tecnologia capaz de gravar imagens de pensamentos, sonhos e memórias

    Existe um software criado e baseado na neurociencia do cérebro e da mente humana que está sendo usado para torturar pessoas.A tecnologia segue as especificações da patente 3951134 registrado no EUA como aparelho de rastreamento e monitoramento remoto de pessoas e utiliza antenas de telefonia móvel e satélite. A arma é perigosa através dela é possível inserir sons, imagens e outros barulhos na cabeça do alvo com auxílio de ondas acústicas, vibracionais, ,sonoras de rádio frequência eletromagnética com o uso de implante ou assinatura cerebral. Os elementos que compõem o bando que estão ignorando às leis são formados por quadrilhas inteiras que estão usurpando estes corpos. Os criminosos adentram o cérebro humano 24 hs a conexão pode vir de várias pessoas ao mesmo tempo, leitura do córtex visual através da interface cérebro computador. O crime organizado utiliza essa tecnologia no tráfico de drogas e a gente, para fraudar concursos públicos e vestibular ou simplesmente para torturar pessoas. Esse mecanismo de tortura moderna e eliminação dos direitos humanos e da privacidade individual visa debilitar o alvo desse assédio. Saibam mais no Google sites controle mental, v2k tecnologia, voz intracraniana, telepatia sintética, Icaat org neuro revolução, mk ultra Brasil, tortura psicotronica, gang stalking, target individual. Já existem inúmeras vítimas no nosso país isto está acontecendo no mundo todo. Pessoa alguma está isenta de ser conectado e se tornar uma vítima. Armas Neuroeletronicas já estão sendo usadas contra cidadãos brasileiros. O maior crime do mundo a invasão de um corpo humano, brainnet a escravidão do século XXI.

    ResponderExcluir

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.