|
Seguindo esta linha tradicional, vi que muitas vezes projetamos quartos para os pais e não para as crianças, sempre fiz uso de caixas para organizar brinquedos, nichos para colocar objetos, prateleiras e quadros... Porém confesso que só as caixas de brinquedos deixava na altura das crianças, e aí lendo, descobri que até as caixas para organizar os brinquedos, nesta “filosofia” Montessoriana, é errado! Socorro!
Este método tem como princípios explorar a iniciativa, autonomia, individualidade e liberdade da criança, respeita o ritmo e as escolhas da criança, sem a criança ser pressionada, tornando-se no futuro um adulto mais seguro.
10 ideias para montar um quarto Montessoriano estimulante:
1. Abolir o berço: usa-se o colchão no chão, ou em estrados, tatame ou uma cama baixa, para criança poder descer e subir sozinha
2. Espelhos: na altura da criança: para ela perceber seus movimentos, reconhecer seu próprio rosto, partes do corpo, observar que e distinta da mae.
3. Barras de apoio: desenvolve a capacidade motora da criança, para deixar a barra mais atrativa, pendure alguns objetos nela.
4.Tapete: pode ser em Eva, borracha, lã... ele serve para delimitar o espaço de atividades e dar mais segurança .
5.Estantes, nichos e prateleiras: na altura do campo de visão da criança, para ela poder mexer e explorar os objetos. Coloque brinquedos de texturas diferenciadas (metal, plástico, madeira).Não é errado utilizar as caixas de brinquedos, desde que seja de forma organizada (uma para blocos, outra para legos ... o errado é juntar tudo e jogar nelas). A criança deverá guardar seus brinquedos , estimulada e orientada por um adulto
6. Minimalismo: Mies Van Der Rohe já dizia “ less is more” (menos é mais), quarto limpo, cores claras, sem excessos, fazer rodízio de brinquedos ( oferecer todos de uma só vez, deixa a criança estressada e confusa) oferecer uma média de 6 brinquedos.
7.Gravuras, fotos e quadros: colocá-las na linha dos olhos da criança, quadros como mapa mundi, quadro de cores, formas e animais exploram ainda mais o conhecimento.
8. Cabideiro: um cabideiro com alguma “mudas” de roupas, para a criança ser incentivada a mudar a roupa sozinha
9. Mobiliário proporcional: mesinhas, cadeirinhas, poltronas em miniaturas, são mais ergonômicos e dão mais aconchego e segurança
10. A casa não devera ser PARA as crianças e sim DAS crianças: então porque não explorar os outros ambientes, como por exemplo uma estante com brinquedos próxima ao sofá, cabideiros e lavatórios de fácil acessibilidade ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.
2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)
- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.
- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.
3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.