segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Publicações digitais: fonte com serifa ou sem serifa?

Por acaso você consegue perceber esse efeito fliker (tremulação) nas fontes com serifas para leitura em mídias digitais?

Já li recomendações para o uso de fontes SEM serifa em mídias digitais (textos, apresentações eletrônicas em palestras etc). As serifas provocam um efeito de tremulação na tela. Ao passo que para textos longos impressos, as serifas são indicadas pois possibilitam a "ligação" de uma letra com a outra proporcionando uma contiguidade no texto.

Tenho lido vários trabalhos e publicações (ou quase todos) que usam fontes COM serifas em seus textos. E eu percebo o efeito fliker claramente.

** Por que não se adota a fonta SEM serifa para publicações? Com esse uso tão difundido de tablets, ipads etc. **

"Toda essa discussão entre serifados e não serifados vale somente para textos impressos, para a tela de computador, que possui uma reolução bem menor, e um sistema de visualização por pixels, as letras serifadas não são bem vindas. A diferença de espessura no traço e os detalhe e serifas que auxiliam a leitura no texto impresso causam problemas e distorções na tela do computador, como o espaçamento inadequado, pesos irregulares entre os caracteres e entre os traços de um mesmo caracteres causam confusão e dificultam a leitura, principalmente em tamanhos menores (abaixo de 12 pt.). Sendo assim, a recomendação é de utilização de letras sem serifa e principalmente aquelas desenhadas especialmente para a visualização na tela de computador, como a arial, a verdana e a tahoma, que têm grandes alturas de x, espessura regular e espaçamento adequado para que as letras não encostem umas nas outras. "


http://fabiocaparica.com/2008/10/e-se-alguem-lhe-perguntar/






Outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.