domingo, 27 de fevereiro de 2011

As abelhas

Fonte: Magiazen

Simbologia
A abelha extrai seu alimento das flores e vive em perfeita organização social, por isso, tornou-se um símbolo de pureza e disciplina. Simboliza pureza (por ser um animal que vive entre as flores), disciplina (devido à organização exemplar das colmeias), trabalho (pela atividade incessante das abelhas operárias) e realeza (o poder exercido pela abelha rainha é reconhecido e respeitado por todas as outras). Na Grécia antiga, era o símbolo das sacerdotisas de Éfeso e Elêusis, que se chamavam “abelhas” e que preservavam a virgindade da mesma forma que as abelhas operárias. Entre os cristãos, representa o Espírito Santo.

Fonte: Girafamania


Seja amigo das abelhas
Se elas se aproximam de você, é porque algo em você as atraiu. Quem sabe é o seu néctar que está se espalhando pelos ares... ;)



"O trabalho de um apóstolo da luz, o trabalho do homem que luta pelo pão de cada dia e o laborioso trabalho das minúsculas abelhas são imensamente sagrados e estão intimamente relacionados com o departamento elemental do açafrão. Nenhuma forma de trabalho honrado, por humilde que seja, poder ser desprezada porque o trabalho, em todas as suas formas, está intimamente relacionado com as suas hierarquias cósmicas desse departamento elemental. Todo detalhe, todo acidente de trabalho, por mais insignificante que pareça, reveste-se de gigantescas proporções dentro da atividade da vida evolutiva.

Uma insignificante abelha que cai ferida, longe da sua colmeia, é um acontecimento, uma tragédia moral, um drama espantoso, para todas as abelhas da colmeia. Esse acontecimento somente poderia ser comparado com a um outro semelhante acorrido com a espécie humana. Uma família humana enche-se de profundo desespero quando um filho, um irmão ou um chefe de família não regressam à sua casa por causa de um acidente na fábrica, por ter sido atropelado por um automóvel etc. Então, os parentes, desesperados pela dor, tratarão de remediar a sua situação até conseguir a volta do ente querido à sua casa.

A mesma coisa acontece com a insignificante abelha, a mesma tragédia… O mesmo drama doloroso. A abelha é pequena para nós. Vemo-la minúscula, mas entre si, elas se vêem da mesma forma com que uma pessoa vê a outra. Não se vêem minúsculas nem se sentem pequenas."

Fonte: GnosisOnline


Dança das abelhas


As abelhas traçam no ar símbolos com padrões geométricos para informar sobre a localização e fonte de alimentos. É como um sistema de dança: em círculo ou requebrado. :)

"Quando uma abelha doméstica campeira encontra comida, ela utiliza duas ferramentas conhecidas para perceber onde está essa comida. Uma delas é sua bússola solar, que permite que ela se lembre onde as coisas estão em relação ao sol. A habilidade da abelha de ver a luz polarizada permite que ela determine onde o sol está, mesmo que ele esteja encoberto por nuvens. A outra ferramenta é seu relógio interno, que permite controlar a distância que já voou.

Se a comida estiver próxima, a abelha realiza a dança em círculo, voando em círculos para direções diferentes. Essa dança não passa muitas informações sobre o local exato onde está a comida. A comida, no entanto, geralmente está próxima o suficiente para as operárias sentirem seu cheiro rapidamente.

Quando a comida está longe, a campeira realiza a dança do requebrado. Durante esssa dança ela voa em linha reta enquanto movimenta seu abdômen e, em seguida, volta para o ponto de partida, formando uma curva para a esquerda ou direita da linha. A linha reta indica a direção da comida em relação ao sol. Se a abelha voa em linha reta e para cima da parede da colméia, as campeiras podem encontrar comida voando em direção ao sol. Se ela voa em linha reta e para baixo da parede da colméia, as campeiras podem encontrar comida voando para longe do sol. Enquanto a dança continua, a abelha dançarina ajusta o ângulo do vôo do requebrado para que ele fique de acordo com o movimento do sol.




Tracy Wilson.  "HowStuffWorks - Como funcionam as abelhas".  Publicado em 30 de maio de 2007  (atualizado em 16 de julho de 2008) http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha5.htm  (26 de fevereiro de 2011)

Saúde Animal


Rituais
E tem mais... quando uma abelha rainha morre, as outras amigas realizam um ritual fúnebre (que está associado a práticas do Antigo Egito).

A abelha, aliás, é o único animal da Natureza que pratica a mumificação! Quando morre a sua rainha existe um verdadeiro ritual fúnebre. E uma vez que essa abelha-rainha é, por assim dizer, a alma coletiva da colônia, e sem a qual esta não viveria, merece, portanto, um tratamento todo especial. Previamente mumificada com cera, existe uma verdadeira cerimônia na qual toda a colônia se move em torno da sua múmia, e em todos os sentidos, traçando no ar os tais padrões geométricos. Algumas, de uma classe "muito especial" - quem sabe "sacerdotes" - voam sobre ela, emitindo um estranho zumbido EM TOM PARTICULARMENTE BAIXO. Posteriormente, como uma espécie de despedida, toda o restante da colônia, uma a uma, toca as suas antenas na antenas da múmia real. A cerimônia termina com um cortejo fúnebre na qual a múmia da rainha é liberada no ar (o seu elemento mágico e natural) e logo a seguir todas partem de volta à colméia, dessa feita com um zumbido alegre, para dar posse à nova soberana que reviverá e sustentará a alma coletiva da espécie!"

Fonte: Estudos de Ufologia


A Deusa, abelhas e o mel



"As abelhas eram consagradas à Deusa desde a antiga civilização matrifocal de Çatal Huyuk (Anatólia) e aparecem nos mitos gregos como “pássaros das Musas”, atraídos pelo aroma das flores do qual preparavam o mel, considerado um néctar divino. Acreditava-se que as abelhas eram almas das sacerdotisas que serviram às deusas Afrodite e Deméter, acompanhando a passagem das outras almas entre os mundos. (...)

O mel era valorizado tanto pelo seu aspecto sagrado, quanto por ser nutridor e preservador, como bactericida. Junto com o sal eram os únicos conservantes do mundo antigo e considerados agentes de ressurreição e transmutação. As abelhas eram símbolos do poder feminino da natureza, que criavam este produto doce e mágico e o guardavam em favos com estrutura hexagonal. O hexágono era considerado pela escola Pitagórica uma expressão do espírito de Afrodite (uma dupla deusa tríplice) e as abelhas reverenciadas como criaturas sagradas, que sabiam como formar hexágonos perfeitos. Nas suas práticas espirituais os adeptos de Pitágoras meditavam fixando a mente na estrutura geométrica do triângulo, do hexágono e dos ângulos de 60°, para compreender melhor os mistérios da simetria cósmica. (...)

No seu aspecto transcendental, as abelhas representam imagens da interconexão sutil e milagrosa da vida. A intrincada estrutura hexagonal, que guarda a dourada essência da vida, é uma equivalente da teia invisível da natureza que coordena todas as criaturas e coisas em um padrão harmonioso. O movimento incessante das abelhas para polinizar as flores e extrair seu néctar para ser transformado em mel, é um exemplo para os humanos trabalharem continuamente, para colherem os frutos dos seus esforços e transformá-los em sustentação e comemoração (os zangões são mortos após a dança nupcial com a abelha rainha por serem preguiçosos e comilões!).

Fonte: Teia Thea

2 comentários:

  1. Agradecemos por seu ótimo trabalho e divulgaremos sempre que tiveres mais novidades sobre as Abelhas . Obrigado ...

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos por seu ótimo trabalho e divulgaremos sempre que tiveres mais novidades sobre as Abelhas . Obrigado ...

    ResponderExcluir

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.