Fonte: Google Imagens
Hoje me ocorreu algo muito interessante. Uma grande coincidência... E como bem sei que as coincidências tem sempre um significado, eu fiquei atenta e me deixei levar.
Eu sempre ligo o som da sala logo cedo, quando me levanto. E ao invés de ligar o som, peguei o controle da TV e liguei. Logo pensei: "eita Letícia, logo cedo desatenta. Se liga!" Mas, para minha surpresa, eu ouvi: "Moto anjos"... Opss! E foi então que me sentei e acompanhei o que dizia o programa que abordava sobre projetos para um transito mais seguro.
Ontem mesmo eu comentei no Facebook (o que quase nunca faço) sobre uma colisão de um amigo num carro com um motociclista. E o que quase nunca faço também: assistir TV. E ontem mesmo comentava sobre a minha opção por não ver TV (só estou vendo a nova novela da seis e filmes de DVD.. ;), pois há uma divulgação em massa de fatos, imagens e cenas fortemente tristes, estressantes. Ccomentei que os programas bons (na TV aberta) passam, geralmente, "de madrugada". O fato é que há mais que eu imaginava antes das 8hs da manhã. Veja só,
programas interessantes na Globo, TV Aberta...
Voltando aos projetos sobre trânsito, vou compartilhar com vocês...
Programa Vida Urgente
São diversos projetos que buscam um trânsito mais seguro e menos violento.
"O Projeto Vida Urgente no Palco encena quatro peças. Com o pensamento nos pequenos, a fundação criou o espetáculo Contadores de História."
Projeto Borboletas no Asfalto
Esse é o Projeto Borboletas no Asfalto. “As borboletas estão para mostrar para os jovens que direção e bebida é uma dupla de morte”, completa Suzana.
Procurei por Borboletas no Asfalto na web, mas não encontrei. E, por fim, achei o site do projeto:
http://www.vidaurgente.org.br/site/
"As Borboletas pela Vida “voam” pelas ruas e avenidas alertando a população sobre a gravidade e abrangência dos acidentes de trânsito em nosso país. As marcas impressas no asfalto sinalizam que nos locais onde passamos todos os dias, muitas vidas são perdidas. Uma campanha silenciosa, mas que atinge diretamente aos motoristas, caroneiros, ciclistas e pedestres. É, ao mesmo tempo, uma homenagem aos que perderam a vida e um lembrete aos que ainda têm muito tempo para viver."
Projeto Madrugada Viva
Munidos com bafômetros e adesivos, eles abordam outros jovens para alertar sobre o perigo da mistura de álcool e direção. A estudante Roberta Conde ganhou uma borboleta verde, sinal que é uma carona segura. Já Giovana teve que pegar carona.
Projeto Moto Vida
Em blitze/visitas os voluntários conversam com os motoboys para lembrar que a vida é frágil e precisa ser cuidada. Enquanto isso o coordenador da campanha aborda proprietários, gerentes e demais funcionários da tele-entrega, alertando sobre a importância do comportamento responsável e de atitudes conscientes. Nas entregas, o próprio motoboy leva, junto à encomenda, o material gráfico com a mensagem de preservação e valorização da vida. Veja as empresas participantes do projeto:
http://www.vidaurgente.org.br/site/int_projetos-int.php?codigo=103
Outros projetos (não fazem parte do projeto Vida Urgente)
Moto Anjos
A proposta do Motoanjos é que durante o serviço de entrega os motoboys passem também a registrar as imprudências no trânsito. Luiz Fernando Bicchioni é um dos motociclistas que participaram da elaboração do projeto e hoje atua como o primeiro motoanjo pelas ruas da cidade. “Há mais ou menos 25 anos eu uso moto na minha vida. O desrespeito é total tanto do motoqueiro quanto do motorista. É muito arriscado. Os carros andam muito rápido. A gente não tem um espaço, uma via certa para rodar”, reclama.
Psicológos do Transito
Como eu gosto muito de sorrir, esse vai num post separado.. :)
E esta reflexão para todos nós...
"Se estivermos sempre conscientes
e reconhecermos que esta vida é um grande mistério,
veremos que cada um de nós está perfeitamente
colocado, na posição certa... para fazer toda diferença."
(James Redfield)
Fonte:
Programa Ação, na Globo, aos sábados, 7:40hs
http://g1.globo.com/acao/noticia/2011/12/mae-transforma-dor-da-perda-em-luta-para-reduzir-mortes-no-transito.html