domingo, 28 de novembro de 2010

Loucura consciente

dfjakejriqoufoimvcl djfal djfqoeur mvalmdal fjeour ama;lmvaljd faouer ma jvaljldka mlajdfoeuroeuavma vmal ejar;uoifjalkfjda mcalkdjalrjeoufalfajcmvalmcvlajafjoeuramva;mcvlaueov a  
dakjfkamvlajfa  a;jdfiouermav ajkdlajf oieur m vcljaflkajioeur mc ;ajfaureoiu fajdlka vcl,moeu 
ruamalmc aldjarueoiuvajcavaadfajeoiruovmca.camlj fal jaflajdfuaermcma v ljamdjfoeur.

Acho que isso acima é a loucura consciente digitada. :) Fui hoje a uma palestra da Conceição Trucom: Alimentação Desintoxicante x Bom Humor e Magnetismo Pessoal. Aprendi muito e dei muitas gargalhadas. Compartilho a loucura consciente, também chamada de Meditação Guiberish ou No mind.


O texto abaixo faz parte do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Editora Alaúde. Recomenda-se a sua leitura na íntegra, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade. Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. 

Fonte: Doce-Limão

Meditação Guiberish 

Indicações:

* Problemas psico-emocionais como sair dos pensamentos repetitivos e limpar (esvaziar) a mente das ilusões.
* Limpar o laríngeo (garganta e ouvidos).
* Mobilizar a energia e certas tensões (ocultas) de pescoço e ombros.
* Desbloquear a passagem dos pensamentos para o coração e vice-versa.
* Problemas físicos/respiratórios - garganta, laringe, tireóide, cordas vocais, ouvidos e pescoço.

O Guiberish é uma técnica de meditação ativa, que além de aliviar a mente compulsiva, enevoada ou travada, também é muito indicada para limpar (física e energeticamente) o chacra laríngeo, que está localizado na altura da garganta, mas afeta ombros, pescoço e ouvidos.

Uma técnica milenar, simples e poderosa, mas que, por ser ativa e barulhenta, precisa de privacidade para ser vivenciada com profundidade e sucesso.

O chacra da garganta é um ponto do nosso corpo que sempre precisa de muita limpeza. Afinal, é por ele que passa tudo o que engolimos (alimentos e "sapos"), e também tudo o que colocamos para fora, principalmente através das palavras.

Precisamos cuidar muito do que deixamos entrar, e mais ainda, do que deixamos sair através deste chacra: precisamos ser impecáveis no cuidado diário deste centro energético.

Como funciona a técnica?

Guiberish significa não linguagem. Nenhum idioma. Ou melhor, o Guiberish é um idioma “no sense”. As palavras do Guiberish não pertencem a qualquer vocabulário, qualquer dicionário. Com as palavras deste idioma - sem sentido ou louco -, a mente humana perde a condição de fazer associações de palavras ou imagens. Aos poucos, a mente vai enlouquecendo – conscientemente, é claro – e soltando os freios de crenças, condicionamentos e memórias por muito tempo arquivadas ou travadas.

Após 5 minutos "se expressando" em Guiberish a mente começa a desistir de manter os sapos guardados, as teias de aranha armadas, as mágoas arquivadas. Com isso, aos poucos vai vindo uma vontade (consciente ou não) de botar para fora todas estas quinquilharias, liberando garganta, pescoço e ouvidos para funcionarem de forma saudável, plena. Aos poucos, mente e coração começam a se comunicar de forma fluida, serena, mais lúcida, alerta e assertiva.

E o mágico: o praticante não precisa racionalizar nada. Aliás, nem consegue. Não é preciso lembrar quando ou de quem engoliu o sapo. Ele simplesmente será cuspido, tossido ou vomitado. Não é preciso lembrar como aconteceu aquela mágoa ou dificuldade para escutar certas coisas: elas são energeticamente expurgadas. Simples assim.

Como praticar?

Fique de pé ou sentado, feche os olhos e comece a fazer sons sem sentido. Faça qualquer som que você goste ou venha até sua garganta e voz. Deixe fluir, mas não fale numa língua específica, nem use palavras que você conheça.

Permita-se expressar o que quer que precise ser expressado dentro de você. Cuspa os "sapos" e "teias de aranha" já mumificados e esclerosados.

Jogue tudo fora, fique totalmente louco. Fique louco conscientemente. A mente pensa em termos de palavras. Em termos lógicos. Portanto, enlouqueça a mente com o ilógico que esta linguagem é: o Guiberish.

O Guiberish, que é uma linguagem sem nexo, ajuda a quebrar com este padrão de verbalização lógica da mente, do racional. Sem suprimir seus pensamentos, você pode jogar fora muita energia velha estagnada nesta ponte mente-coração: a garganta.

Tudo é permitido: cantar, chorar, gritar, berrar, murmurar, falar sons loucos. Deixe seu corpo fazer o que quer que ele queira: pule, deite-se, ande, sente-se, dê pontapés em almofadas e assim por diante. Certamente virão inúmeras vezes sensações de tosse ou vômito. Desengasgue mesmo. Vá em frente.

Não deixe acontecer espaços vazios. Se você não encontrar sons para Guiberishar, apenas diga "lá-lá-lá", mas não permaneça silencioso.

Você pode praticar esta meditação sozinho ou em grupo. Mas, se fôr com outras pessoas, não se relacione nem interfira com elas de jeito algum. Fique apenas com o que está acontecendo com você, e não se importe com o que os outros estejam fazendo. Cada uym no seu processo.

Você poderá fazer essa prática por um mínimo de 15 minutos de Guiberish + 5 minutos de silêncio (3:1) diários e poderá observar o quanto irá mudando a qualidade deste chacra. Se você Guiberishar por 30 minutos, serão mais 10 minutos de silêncio. Você determina o tempo, a hora e o local onde deseja/precisa Guiberishar.

A indicação terapêutica é a prática diária de 21 dias consecutivos, ou até desaparecerem os sintomas.

A prática do Guiberish liberta a voz de desculpas e justificativas tolas, acabando com o péssimo hábito da procrastinação.

Mais importante que tudo, ao nos conectarmos com palavras simples como os nossos 'sins' e 'nãos', abre-se um portal para o encontro com nosso poder maior. Limpar e estar limpo significa aprender a dizer não a todas as coisas tóxicas que permitimos entrar em nosso corpo, em nossa mente, em nossa vida. Significa dizer não aos alimentos ruins, hábitos ruins, trabalhos ruins e relacionamentos ruins.

Se dissermos sim a vida toda, quando na verdade em alguns momentos queríamos dizer não (e vice-versa), nos saturamos (entupimos, esclerosamos) de coisas que nos deixam doentes. É por isso que temos que praticar o Guiberish bem alto.

Com o tempo você perceberá:
- Sua expressão sendo mais clara e sua intenção corretamente ouvida.
- Vai começar a dizer o que nunca ousou dizer antes, mas sairá cada dia mais suave.
- Que parou de dizer as mesmas coisas velhas do mesmo jeito antigo.

sábado, 27 de novembro de 2010



“A experiência amorosa exige sacrifício. Não se ama para ser recompensado. O amor é sua própria recompensa. Não resisto em citar Drummond falando da poesia coisa parecida: ‘Poesia, o perfume que exalas é tua justificação’. Não há amor fácil, mas todo amor é maravilha, saúde, ‘remédio contra a loucura’, coisa que Guimarães Rosa ensinou. É a experiência humana mais exigente; não é contrato, troca de favores, investimento, é entrega e compromisso. Do ‘sacrifício’ de amar nasce a mais perfeita alegria. Ninguém faz cara feia quando se sacrifica por amor. Não se trata de anulação, subserviência de quem ama, trata-se da morte do ego, tarefa a ser feita até o último suspiro.”

(Adélia Prado)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

As coincidências são..



"Se fôssemos capazes de viver no nível da alma o tempo todo, não seria necessária a percepção tardia para que pudéssemos apreciar as grandes verdades da vida. Nós as saberíamos de antemão. Participaríamos da criação das aventuras da nossa vida. O caminho seria claramente marcado e não precisaríamos de indicações, pistas ou coincidências.

No entanto, a maior parte de nós não vive ao nível da alma, por isso temos que depender de coincidências para que elas nos mostrem a vontade do universo. Já todos vivemos coincidências nas nossas vidas. A própria palavra descreve perfeitamente o seu significado: co significa “com” e incidência quer dizer “acontecimento”. Assim, a palavra “coincidência” refere-se a acontecimentos ou incidentes que se realizam em simultâneo com outros incidentes – dois ou mais incidentes que ocorrem ao mesmo tempo. Dado que a experiência das coincidências é universal, a maior parte das pessoas encara-as como um dado adquirido, os breves momentos sutis da vida com os quais nos maravilhamos e que rapidamente esquecemos. As coincidências são muito mais do que entretenimento. Uma coincidência é uma pista sobre a intenção do espírito universal, e, como tal, é rica em significado. (…) toda a coincidência é rica em significado, caso contrário nem sequer ocorreria.

O que é o significado na coincidência? A sua parte mais profunda já sabe a resposta, mas esse entendimento tem que ser trazido à superfície. O significado não advém da própria coincidência e sim de você, da pessoa que está tendo a experiência. Na verdade sem a nossa participação, qualquer acontecimento é desprovido de significado, todo o universo é desprovido de significado. Somos nós que conferimos significado aos eventos e fazemos isso através da intenção. As coincidências são mensagens do reino não-local, que nos orientam quanto à maneira como devemos agir para que os nossos sonhos e as nossas intenções se tornem realidade."


(Deepak Chopra, A Realização Espontânea do Desejo, pag. 88)

Padrões de não-localidade




"Todos somos padrões de não-localidade fingindo ser pessoas.
No fim, tudo é espírito."


(A Realização Espontânea do Desejo - Deepak Chopra, pag. 56)

Atenção e intenção



"Descobrimos que, ao aplicar a atenção e a intenção a essas coincidências, podemos criar resultados específicos na nossa vida. Nós nos relacionamos com todos e com tudo no universo, e reconhecemos o espírito que nos une. Moldamos conscientemente nosso destino e fazemos com que ele assuma as expressões ilimitadamente criativas que deveriam ser, e, ao fazer isso, vivemos nossos sonhos mais profundos e nos aproximamos cada vez mais da iluminação."


(A Realização Espontânea do Desejo - Deepak Chopra, p. 21)

Percepção consciente

"(...) A percepção consciente se traduz em energia. Quanto mais atenção você der às coincidências, mais é provável que elas apareçam, o que significa que você começa a ter cada vez mais acesso às mensagens que lhe estão sendo enviadas a respeito do caminho e direção de sua vida. O estágio final do sincrodestino ocorre quando nos tornamos plenamente conscientes da correlação existente entre todas as coisas, a maneira como cada uma afeta a seguinte, como todas estão em "sincronia", o que significa atuar em uníssono, como um só" (...) "Tudo acontece simultaneamente. A coreografia desta sincronia é realizada por uma inteligência poderosa e onipresente que jaz no coração da natureza, manifestando-se em cada um de nós através do que chamamos alma."

(A Realização Espontânea do Desejo - Deepak Chopra, pag. 20)

domingo, 14 de novembro de 2010

Fazer o amor acontecer...

“Na verdade, não basta ter fé. Tem que “botar fé”.

Fazer acontecer o Amor é coisa de dedicação. Conquista diária que só acontece nos detalhes. Todo mundo tem uma história de amor, e o desejo de ser muito amado, e de amar sobremaneira, mas tem um bocado de gente sem perceber o azul dos dias, dos olhos, dos gestos e amando em tons tristes. Não espere acontecer, faça. Dar e receber são os dois lados da mesma moeda no cara ou coroa do amor. Ganha-se sempre, mas tem que jogar.”

Be Lins

Sincrodestino



"Pensadores e pesquisadores da alma como Jung e Deepak Chopra asseveram que as coincidências são muito mais do que apenas uma mera diversão patrocinada pelo acaso.

Para eles a coincidência é uma pista da intenção do espírito universal, plena de significado, ou seja, é um movimento de sincronismo entre a esfera da mente local/ego e a dimensão da mente não-local/eu superior. Por isso, a coincidência também é chamada de sincronicidade. O fato é que a ocorrência de coincidências é universal. No entanto, a maioria de nós esquece rapidamente desses pequenos momentos extraordinários da vida com os quais ficamos maravilhados. Por não prestarmos a devida atenção a essas sincronicidades, poucas vezes somos capazes de vislumbrar o significado delas.

Para o médico e cientista Dr.Deepak Chopra as ditas coincidências são lições de um planejamento do nosso eu superior que ele chamou de sincrodestino. Por meio delas, é possível criar um estado mental no qual começamos a notar que existem momentos oportunos e decisivos em nossa vida, e que tudo se transforma quando nós os percebemos e agarramos. A inteligência não-local trabalha por meio do sincronismo. Quando começamos a encarar as coincidências como oportunidades na vida, cada coincidência deixa de ser apenas sorte ou acaso e torna-se significativa; passa a ser uma oportunidade para a criatividade, transformando-se em uma oportunidade para que venhamos a ser aquela pessoa que o universo tencionava que fossemos. Estes são os verdadeiros milagres."

"No livro A realização espontânea do desejo, Chopra nos conta um exemplo incrível de sincronicidade:

“David estava apaixonado por uma mulher chamada Joanna. Ele a amava profundamente, mas hesitava um pouco em assumir um compromisso e se casar. Finalmente decidiu levar Joanna a um parque e pedi-la em casamento. Ele ainda estava em dúvida com relação a se comprometer, mas quando acordou naquela manhã sentiu-se tomado por uma sensação de paz, pelo sentimento de que tudo iria dar certo. David preparou a toalha do piquenique e justo quando estava criando coragem para fazer o pedido um avião passou no céu arrastando uma faixa. Joanna olhou para cima e disse: _Gostaria de saber o que está escrito naquela faixa. Sem pensar, David deixou escapar: _ A faixa diz:JOANNA, CASE-SE COMIGO. Eles olharam com mais atenção e de fato as palavras JOANNA, CASE-SE COMIGO estavam escritas na faixa. Ela caiu nos braços dele, eles se beijaram e naquele momento David teve certeza de que se casar com ela era a coisa certa a fazer. No dia seguinte, eles leram no jornal da cidade que um homem tinha contratado um avião de propaganda que deveria sobrevoar o parque com uma faixa na qual ele pedia a namorada, Joanna, em casamento; aparentemente por acaso, no momento certo para David, o avião estava bem em cima deles. Essa extraordinária coincidência foi uma pista para o futuro de David; foi aquilo que se pode chamar de um milagre. Os dois continuam casados e felizes até hoje.”

Narrativas assim demonstram que a soma total do universo está sempre conspirando de forma sincrônica para criar nosso destino pessoal. Nem de longe somos capazes de imaginar as complexas forças da dimensão não-local que estão por detrás de cada evento em nossa vida. Essa conspiração de coincidências tece uma verdadeira teia de circunstâncias, criando a vida individual de cada um de nós.

E porque não percebemos isso? Porque será que somente em alguns momentos de lampejos criativos é que notamos essa sincronicidade, agindo à guiza de estrela-guia em meio às noite escura dessa Matrix ilusória na qual estamos mergulhados? A verdade é que, para que isso ocorra precisamos estar em contato com a dimensão não-local onde habita nossa essência. Nessa esfera residem as causas das coincidências, que aparentemente, na dimensão física não podem ser explicadas por uma relação direta de causa e efeito. Somos engrenagens de um grande mecanismo chamado universo que nos criou para uma única realidade: sermos felizes. No entanto, iludidos pelos condicionamentos da mente local/ego não somos capazes de perceber essas conexões comentadas e discutidas de forma brilhante pelo físico e pensador Fritjof Capra, na obra Conexões Ocultas. Na dimensão não-local tudo e todos estão interligados, como uma teia, feito uma Web com infinitos hiperlinks que possibilitam acessar possibilidades jamais imaginadas pela mente local, as quais, se acessadas de forma consciente, seriam consideradas por muitos como milagres."

(Emmanuel)

Sincronismo

"A única razão pela qual não experimentamos o sincronismo na vida do dia-a-dia é que não vivemos a partir do nível no qual ele está acontecendo. No geral, vemos apenas relacionamentos de causa e efeito, trajetórias lineares. No entanto, debaixo da superfície, algo está ocorrendo. Invisível para nós, existe toda uma rede de conexões. Quando ela aparece, percebemos como as nossas intenções estão urdidas nessa rede, que é muito mais voltada para o contexto, muito mais relacional, holística e muito mais confortante do que nossa experiência diária superficial. Com muita freqüência caímos em rotinas na vida; mantemos a mesma prática habitual e agimos da mesma maneira previsível, dia após dia. Nós nos fixamos em um determinado curso de ação e simplesmente seguimos em frente. Como podem acontecer milagres se marcharmos através da vida desatentos, inconscientes e sem pensar? As coincidências são como sinais luminosos na estrada, chamando atenção para algo importante, vislumbres do que está acontecendo além das distrações cotidianas. Podemos escolher não tomar conhecimento desses sinais e seguir céleres adiante ou podemos prestar atenção a eles e viver o milagre que nos aguarda.”

(Deepak Chopra)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nosso estranho amor



Nosso Estranho Amor
Caetano Veloso

Não quero sugar todo seu leite
Nem quero você enfeite do meu ser
Apenas te peço que respeite
O meu louco querer
Não importa com quem você se deite
Que você se deleite seja com quem for
Apenas te peço que aceite
O meu estranho amor

Ah! Mainha deixa o ciúme chegar
Deixa o ciúme passar e sigamos juntos
Ah! Neguinha deixa eu gostar de você
Prá lá do meu coração não me diga
Nunca não

Teu corpo combina com meu jeito
Nós dois fomos feitos muito pra nós dois
Não valem dramáticos efeitos
Mas o que está depois

Não vamos fuçar nossos defeitos
Cravar sobre o peito as unhas do rancor
Lutemos mas só pelo direito
Ao nosso estranho amor

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Anel Mágico - Marcus Viana



1a. postagem em 10/11/2009

Anel mágico
Marcus Viana

Se os corações e as mentes se unirem
Num grande anel com a força da paz
A luz do amor que aquece as estrelas
Irá nos iluminar

A vida é tão breve
e há tanto por fazer
Por que então matar e morrer?

Crianças da África,
crianças da América
Crianças da Ásia,
Europa e Brasil

Crianças da Terra
herdarão a Paz
Her..da..rão a paz!

domingo, 7 de novembro de 2010

You can dance ...



Dancing Queen
(Abba)

You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Digging the Dancing Queen

Friday night and the lights are low
Looking out for the place to go
Where they play the right music
Getting in the swing
You come to look for a King

Anybody could be that guy
Night is young and the music's high
With a bit of rock music
Everything is fine
You're in the mood for a dance
And when you get the chance...

You are the Dancing Queen
Young and sweet, only seventeen
Dancing Queen
Feel the beat from the tambourine Oh Yeah!

You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Digging the Dancing Queen

You're a teaser, you turn them on
Leave them burning and then you're gone
Looking out for another, anyone will do
You're in the mood for a dance
And when you get the chance...

You are the Dancing Queen
Young and sweet, only seventeen
Dancing Queen
Feel the beat from the tambourine

You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Digging the Dancing Queen

1a. postagem em 11/12/2009

2a. postagem em 16/06/2010

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Amor e amizade

(William Shakespeare)

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sua essência

"Eu não quero que você acredite no que eu acredito.
Eu quero que você acredite em você, na sua Essência Divina,
então você estará acreditando no que eu acredito."

(Geraldo Mikael dos Kumaras)

Sem uma exata explicação

"Eu venho por todos os caminhos
Por todos os ventos em todas as direções
E o que mais me fascina
É que tudo se explica
Sem uma exata explicação"

(Cidade Negra)



















Foto: Monte de Moisés - Monte Sinai

Si me domesticas...

"... entonces tendremos necesidad el uno del otro.
Tú serás para mí único en el mundo,
yo seré para ti única en el mundo…"

Orando e meditando..

"Ouvi dizer que oração é o ato de falar com Deus, enquanto a meditação é o ato de escutar."

(Elizabeth Gilbert)

Silêncio

"Aprender a disciplinar sua fala é uma forma de evitar que suas energias esvaiam de você pelo buraco da sua boca, exaurindo você e enchendo o mundo de palavras, palavras, palavras, em vez de serenidade, paz e contentamento."

(Elizabeth Gilbert)