sábado, 25 de abril de 2015

Nomes para cães


Nunca tenha pressa em escolher o nome para seu cachorro, mesmo que demore um pouco, certamente você encontrará o nome perfeito para ele. O nome de seu cachorro é algo muito particular e precisa significar alguma coisa para você.

No link abaixo, você encontra várias listas de nomes para fêmeas e machos, franceses, italianos, mitológicos, britânicos etc.

http://www.blogdocachorro.com.br/nomes-de-cachorro/



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Poema Preso





Poema Preso
Viviane Mosè

A maioria das doenças que as pessoas têm são poemas presos.
Abscessos, tumores, nódulos, pedras…
São palavras calcificadas, poemas sem vazão.
Mesmo cravos pretos, espinhas, cabelo encravado, prisão de ventre…
Poderiam um dia ter sido poema, mas não…
Pessoas adoecem da razão, de gostar de palavra presa.
Palavra boa é palavra líquida, escorrendo em estado de lágrima.
Lágrima é dor derretida, dor endurecida é tumor.
Lágrima é raiva derretida, raiva endurecida é tumor.
Lágrima é alegria derretida, alegria endurecida é tumor.
Lágrima é pessoa derretida, pessoa endurecida é tumor.
Tempo endurecido é tumor, tempo derretido é poema.
E você pode arrancar os poemas endurecidos do seu corpo
Com buchas vegetais, óleos medicinais, com a ponta dos dedos, com as unhas.
Você pode arrancar poema com alicate de cutícula, com pente, com uma agulha.
Você pode arrancar poema com pomada de basilicão, com massagem, hidratação.
Mas não use bisturi quase nunca,
Em caso de poemas difíceis use a dança.
A dança é uma forma de amolecer os poemas endurecidos do corpo.
Uma forma de soltá-los das dobras, dos dedos dos pés, das unhas.
São os poemas-corte, os poemas-peito, os poemas-olhos,
Os poemas-sexo, os poemas-cílio…
Atualmente, ando gostando dos pensamentos-chão.
Pensamento-chão é grama e nasce do pé,
É poema de pé no chão,
É poema de gente normal, de gente simples,
Gente de Espírito Santo.
Eu venho de Espírito Santo.
Eu sou do Espírito Santo, eu trago a Vitória do Espírito Santo.
Santo é um espírito capaz de operar o milagre sobre si mesmo

terça-feira, 21 de abril de 2015

O ponto de vista de um cão sobre a Hora do Passeio



Mais um post MARAVILHOSO, PERFEITO da Emmanuelle Moraes pra nós! Gente, prestem muita atenção, por favor. O fundamental aqui é abandonar velhos conceitos de adestramento e possibilitar ao cão qualidade de vida e prazer nos passeios.

EXCLUSIVO: Constantemente sou solicitada a ensinar cães a andar na guia. Mas essa solicitação vem em conjunto com o detalhe de que o cão deve andar lado a lado com o tutor, quase que em uma "marcha militar". As pessoas possuem uma imagem de referência em relação ao passeio onde condutor e cão andam lado a lado, como de costume no adestramento militar/adestramento tradicional, o famoso schutzhund. Para um cão de "trabalho" ou um cão policial, esta forma de condução se faz necessária já que não estão ali "passeando", mas sim, a trabalho.

Além disto, acredito que um pouco de "status" auxilia nesta "requisição". Afinal, ter um cão de porte grande, de uma raça considerada "agressiva com estranhos", andando ao lado do "condutor" pode "garantir" a esta pessoa um "status" de segurança. É quase como andar com uma arma na cintura.

Entretanto, não vejo necessidade desta forma de treino e normalmente não ensino o cão a andar na guia com o seu tutor desta maneira. Vou explicar a minha posição:

É fundamental que o cachorro aprenda a andar na guia sem arrastar o tutor, afinal, o passeio deve ser prazeroso para ambos. Para isto, um bom treino sem o uso de aversivos resulta muito bem. Depois que o cão aprende a andar desta forma, o passeio pode de fato acontecer. Mas, a "hora do passeio" é a "hora do seu cão".

Costumo dizer aos meus alunos o que escutei do Dr. Ian Dunbar durante o seminário que participei em Lisboa em 2012, pois como faz analogia a ações humanas, se faz entender com maior facilidade.

"A hora do passeio é quando os cães vão entrar no Facebook, curtir posts, postar fotos no Instagram, falar ao telefone.."

O que isto quer dizer?

É durante o passeio que o cão vai ter a mente estimulada através do faro, de sons e até através daquilo que ele vê. Corpo e mente trabalham juntos. É importante para o cachorro reconhecer o ambiente por onde anda, e isso se dá, principalmente, através do faro.

Além disto, demarcar território é parte do comportamento da espécie. Interagir com o ambiente, pessoas e outros cães também fazem parte do passeio.

O que não é permitido é que eles nos puxem para alcançar a árvore que está lá na frente. Mas se caminharmos até lá tranquilamente, terá permissão e tempo para "averiguar os fatos".

Abandone velhos padrões acerca de adestramento de cães! Se está levando o seu melhor companheiro para passear, permita que a experiência seja prazerosa para ele. Andar com uma guia curta e sem poder sair de perto do condutor, é apenas exercício físico e muita frustração.

Se a sua intenção é praticar exercício enquanto caminha com o peludo, estipule locais dentro de intervalos de tempo onde ele possa relaxar e executar seus comportamentos mornais.

Bons treinos!

Emmanuelle Moraes

Educação Canina
(48) 9995 – 0144 (Florianópolis/SC)
(66) 8124 – 0955 (Rondonópolis/MT) www.educadoracanina.com.br Facebook: Educadora Canina – Emmanuelle Moraes Categoria: Adestramento

Fonte: http://www.maedecachorro.com.br/2013/03/o-ponto-de-vista-de-um-co-sobre-a-hora-do-passeio.html

Como adestrar cães, roendo sapatos, de cão para cão



A necessidade de roer - Como prevenir 

 Escolhendo o que mastigar?

Cães desfrutam de coisas que colocam em suas bocas, eles gostam de mastigar! Ficam felizes. É divertido. Alivia o estresse e o tédio. Cães exploram seu mundo com o seu nariz e boca é só o que eles fazem.

Então, porque é frustrante para as pessoas quando os seus filhotes mastigam seus sapatos?

Algumas pessoas sentem que os seus cães mordem seus sapatos por despeito. "Bebel estava com raiva de mim porque eu fui trabalhar e a deixei sozinha em casa, então ela mastigou os meus sapatos favoritos!"

Embora eu tenho certeza que Bebel é muito inteligente, eu duvido que ela tenha a capacidade mental de pensar desta forma, "Estou com raiva de mãe, porque ela me deixou aqui o dia todo. Eu sei que ela ama o seu tênis de corrida, por isso vou mastiga-los, porque sei que ela vai ficar enlouquecida. eu vou mostrar para ela! "

Realidade 

Os cenários mais prováveis são:

Seu cachorro pode estar chateado/entediado e mastigar alivia o tédio. Pode estar surgindo a dentição e mastigação alivia o desconforto. Seu cachorro está estressado. Sapatos são carregados com o nosso cheiro e aroma de um proprietário é reconfortante para um cão. Mastigar algo carregado com aroma de um proprietário faz um cão estressado se sentir melhor.

Filhotes gostam de mastigar, e se não houvesse nenhum brinquedo ou osso disponíveis ... mas haviam sapatos lá deitado, esperando! O seu cachorro precisa de mais exercício. Seu cachorro pode ter uma deficiência nutricional ou parasitas intestinais.Converse com seu veterinário e examine de perto com o que você está alimentando o seu cão. Seu cachorro precisa de mais atenção. Alguns cães vão pegar as coisas e correr com eles simplesmente para chamar a atenção. Querem brincar é sinal que você esta dando menos atenção de que ele espera.

Claro, pode haver razões adicionais, por motivos que só serão descobertos quando aprendemos a falar com nossos cães.

Então, qual é a melhor coisa a fazer quando um cão está mastigando as nossas coisas?

Um cão não pode mastiga-lo se ele não estiver disponível. Mastigação é uma etapa normal do desenvolvimento de um filhote de cachorro, assim como o estágio de uma criança onde é normal de tocar as coisas e colocar as coisas em sua boca. Algumas pessoas acham que um filhote de cachorro "deve saber as coisas", mas os filhotes não sabem ainda e tem que apreender e você é que deve ensinar.

Os pais sabem que as crianças passam por uma fase onde colocar os dedos na tomada de luz é uma grande diversão. Um pai pode acompanhar a criança por perto, cuidando das mãos e gritando. Ou, um pai poderia comprar as peças de plástico pequenos protetores que podem ser inseridos nas tomadas, sabendo que em poucos meses, a criança vai passar pelo local e não estará mais tão interessada nos soquetes.

É o mesmo com filhotes. É muito mais fácil de colocar seus sapatos (e mais alguma coisa para mastigar) a uma distância segura. O ganho em manter seus sapatos fora de vista é que o seu cachorro nunca vai aprender que os seus sapatos quando mascados são uma coisa agradável. Quando seu filhote passa pela fase de mastigação, você pode deixar sapatos sem medo da destruição. Então, deixe as coisas fora de seu alcance, faça isso! Dessa forma, não haverá choro sobre os sapatos perdidos!

Alternativas

 Os cães adoram mastigar, eles precisam de algo para satisfazer essa necessidade. Certifique-se de oferecer a seus filhote muitas alternativas, além de seus sapatos. As lojas de animais estão transbordando com itens que podem ser colocados na boca de um cão. Abasteça-se e deixar mastigar brinquedos onde quer que seu cachorro vá, seja generoso! É inteligente gerir um estoque de brinquedos que podem ser usados para manter um jogo emocionante para seu animalzinho!

Opções interessantes 

A maioria das pessoas fornece a seus cães ossinhos constituídos de couro cru. Mas muito cuidado na escolha do produto ossinho. O couro é processado com produtos químicos desagradáveis (como água sanitária, cal, e formaldeídos) o que não é saudável para seu cão, provoca queimação e acides. Então como podemos diferenciar? A escolha de um fornecedor que possa dar garantia de qualidade é fundamental. Escolha um produto embalado, com rotulo dizendo da qualidade, quem fabricou, marca, etc. Ossinhos baratos e granel são uma temeridade. O preço também é um grande indicativo, ossinhos de qualidade custam de duas a três vezes mais.

Supervisão, fiscalização, supervisão!

Se seu cão é um tubarão para mastigar tudo que esta à vista, não o deixe fora da sua visão! Se você não pode assistir a seu filhote de cachorro diretamente, confiná-lo a uma caixa ou cercado temporariamente pode ajudar. Cada vez que seu filhote de cachorro começa a praticar o comportamento de mastigação, e seu comportamento se torna mais arraigado é mais difícil de mudar no futuro.

Faça uma troca

Se seu cão percebe que você não gosta de sua atitude e você pega-lo comendo algo ele terá uma tendência de engolir rapidamente ao ve-lo chegando, um grande risco que deve ser evitado para objetos pequenos. Alguns objetos são realmente dificeis de retirar inckusive com forte risco a saude.

Faça um comercial de um brinquedo para substituir o item proibido.
Você vai ter o seu objeto de volta e o cachorro aprende o que é aceitável para mastigar.

Da próxima vez que você ver seu cachorro mastigar seu sapato ou fugir com sua roupa de baixo, não corra para roubar o item de sua boca.

Pegar um dos muitos brinquedos que agora estão espalhados ao redor de sua casa. Faça um comercial de brinquedo para uma troca pelo item proibido.

Você vai ter o seu objeto de volta e o cachorro aprende o que é aceitável para mastigar.
 Brinque com ele com o objeto que ele pode mastigar o que manterá sua atenção naquele objeto
 Há um outro grande efeito colateral à negociação com o seu cão.

Se você constantemente trocar guloseimas ou brinquedos por objetos proibidos, o seu cão vai começar a trazer objetos proibidos para você para ver se você quer negociar!

Em vez de correr para longe de você com que o tecido que você deixou cair, seu cão será mais atuante em buscá-lo e trazê-lo para você.

Não esqueça de recompensa-lo sempre.

Ensine a sugestão "soltar ou troca"

"Troca" é uma dica essencial para todos os donos de cães, e é realmente fácil de ensinar. Quando seu cão tem algo em sua boca, incentive a "soltá-lo", coloque uma guloseima na ponta do nariz. Seu cão vai deixar cair tudo o que está em sua boca, a fim de comer a guloseima. Se ele não deixar cair, isso significa que o tratamento que você está oferecendo não é tão gratificante como qualquer coisa que ele tenha em sua boca. Tente novamente com alguma coisa mais saborosa. Se seu cão tem alguma coisa na boca que é seu, dê o incentivo, apresente a guloseima, e, quando ele está acabado mastigação, devolva-lhe seu brinquedo. Assim seu cão aprende que a sugestão "soltá-lo" significa que boas coisas podem acontecer.

Jogar bonito

Não permita que seu filhote de cachorro aprenda a ser destrutivo com seus brinquedos. Eu não posso te dizer quantas pessoas eu já falei com quem dizem que seus cães vão destruir qualquer brinquedo de pelúcia em cerca de 3,5 segundos. Se um cão decide realizar uma operação em seu sofá, ele não vai ser uma boa coisa. Em vez disso, desde o início ensine seu cachorro a jogar/lidar muito bem com seus brinquedos. Se você vê-lo começando a rasgar algo, vá até ele calmamente e faça uma troca com outro brinquedo. Se ele não começar a praticar a destruição das coisas, ele não vai aprender como é divertido!

Exercitar o seu cão

Um cão cansado é um proprietário feliz!

Exercício pode ajudar a aliviar o estresse e tédio. Se seu cão está cansado e feliz, ele estará menos propenso a mastigação. O exercício pode ser físico ou mental. Se for dia de chuva ou você não está fisicamente disposto a passear com o seu cachorro, você pode jogar uma partida de buscar, exercitar a sua mente em vez de seu corpo. Trate de dispensação brinquedos e sessões de trazer de volta são formas fantásticas para o desgaste mental de seu filhote. Detalhe da dieta O seu cão tem uma dieta equilibrada? Se seu cão não está consumindo suas necessidades nutricionais, ele pode estar tentando "completar" a sua dieta. Converse com seu veterinário e analise os alimentos do seu cão. Descubra com o que você está alimentando o seu cão, você pode se surpreender com o que é colocado em um saco de ração!

 Cheiro dos brinquedos do seu cão 
 Cães navegam pelo mundo com seus narizes. 

Coloque uma pequena pitada de extrato de baunilha em cada um dos brinquedos do seu cão. Seu cão vai aprender rapidamente que as coisas que cheiram a baunilha são jogos e brincadeiras. Eu recomendo baunilha, porque a maioria das pessoas tem em sua cozinha, não vai prejudicar o seu cão, e é agradável sentir o cheiro.

 Lembre-se, o seu cachorro não está mastigando seus sapatos como parte de um plano do mestre do mal para se vingar de você. Seu cachorro está simplesmente sendo um cão! Há muitas maneiras de ajudar você e seu filhote a sobreviver à fase da mastigação. Planeje com antecedência, esconda seus sapatos, tenha estoque de brinquedos e guloseimas, use suas habilidades de formação, e espere os estágio de desenvolvimento do seu bebê. Atenção e carinho ajudam e muito.

Reforçamento positivo para cães - adestramento



Treinamento baseado em recompensa tem demonstrado ser mais eficaz com treinadores assim como no reino da ciência. Cientistas como Ivan Pavlov e BF Skinner atribuem benefícios a forma de usar recompensas e associações positivas para mudar comportamentos e emoções em um animal.

Pavlov descobriu que, ao longo do tempo, os animais fazem associações com certos estímulos que não provocam uma resposta inicialmente. No experimento de Pavlov e seu famoso cão, o som de um sino anunciando o jantar despertava a resposta de um cão pela salivação, porque o cão tinha aprendido com a experiência anterior a associar esta sugestão com alimentos. Esta abordagem é chamada de condicionamento clássico.

Casar condicionamento clássico e Condicionamento Operante

Experimentos de Skinner explorando maneiras de obter dos animais em repetir ou evitar comportamentos, cujas consequência dependem desse comportamento, por exemplo, ensinou ratos de laboratório que puxar uma alavanca resultava em um alimento que aparece na frente deles. Esta abordagem é chamada de condicionamento operante. Condicionamento clássico e condicionamento operante podem ser combinados para treinar cães com métodos cientificamente estudados e usando recompensas.

Classico = associação a um estimulo 
 Operante= faz algo e recebe em troca

Condicionamento clássico afeta o comportamento, alterando o estímulo subjacente associado com uma resposta natural, enquanto o condicionamento operante premia um comportamento desejado, aumentando as chances de que o comportamento irá ocorrer novamente no futuro. Estas duas abordagens podem ser usadas ​​num sistema de reforço positivo. Ao emparelhar recompensas e as consequências positivas com um estímulo, como dar algo de alto valor para um cão cada vez que vê um outro cão, quando antes ele ficava inseguro, um treinador pode mudar a resposta do cão de medo ou agressão à antecipação alegre cada vez que vê esse cão em particular. Esta mudança de estímulo faz com que a mudança de comportamento desejado no cão - digamos, de latindo para o outro cão a sentar-se pacificamente ao lado de seu dono.

Por que a punição é mais um problema do que uma solução

A ciência mostra que para a efetiva mudança de comportamento, tem de haver alguma motivação para a mudança. A punição é muitas vezes um motivador de escolha para os formadores tradicionais. Infelizmente, na maioria das vezes usando a punição só premia o cão, porque é uma saída para a frustração. Punição pode rapidamente sair do controle e não há uma linha tênue entre punição e abuso.

A punição nunca vai mudar o comportamento do seu animal de estimação da forma desejada. Muitas vezes o animal não vai entender o porque ele está sendo punido e irá associar outras coisas com a punição, muito diferente do que o que se pretendia. Isso pode dificultar a ligação entre animais e as pessoas, como exemplo o proprietário é percebido pelo cão como alguém que é "inseguro." Como resultado, o cão vai se intimidar com medo do proprietário.

Quando os cães são punidos, eles também começam a associar certas situações com algo que eles não gostam, nesta situação, um cão pode apresentar aumento da agressividade. Isto pode ser visto em cães que são puxados em sua coleira com pinos quando ele puxa/esticar para um outro cão em uma caminhada, eventualmente, o cão começa a sua reação a latir quando vê um outro cão, porque a visão de um outro cão significa que ele vai ser punido, ele já se antecipa a punição ou sofrimento.

Os cães que são punidos podem inibir temporariamente o seu comportamento, a fim de evitar a punição, mas eles não aprendem um melhor comportamento e tem lugar o comportamento indesejado. No longo prazo, tanto o comportamento antigo volta novamente ou outros comportamentos indesejados tomam seu lugar. A fim de mudar o comportamento de um cão com o modelo punição, a punição tende a ser aumenta de intensidade com o tempo, porque os cães crescem insensíveis a ela. Os cães que são treinados usando métodos de punição também adquirem um aumento da agressividade e maior tendência a morder, o que pode torná-los um perigo para crianças ou adultos desconhecidos.

Por que o reforço positivo é preferível

Castigo não é um método que pode ser usado por toda a família, que transporta um grande risco tanto a família como aos animais de estimação. Treinamento de reforço positivo, por outro lado, é algo que toda a família pode estar envolvida, desde crianças a idosos. Usando recompensas não requer o uso da força, ele simplesmente requer criatividade. Escolha o comportamento que você quer para reforçar o comportamento indesejado e o que você quer que ele substitua, como fazer o seu cão sentar e aguardar em vez de pedir à mesa, e use a recompensa para obter do seu cão o comportamento aceitável. Isto irá aumentar a probabilidade do comportamento desejável recorrente, ao passo que o comportamento indesejado pare.

Com a formação baseada na recompensa, você vai substituir o medo e a inibição do que é aprendido com treinamento por punição para um comportamento de confiança e alegria. Treinamento baseado em recompensa é cientificamente sólido para a mudança de comportamento duradouro e proporciona uma linguagem comum entre animais de estimação e pessoas que aprofunda o vínculo humano-animal. Com a evolução das relações ocorre a interação, onde ambos já se conhecem chegando até a comportamentos esperados mas que nunca antes foram treinados ou aprendidos.

Fonte: http://www.petescadas.com.br/2012/11/reforcamento-positivo-para-caes.html#.VTbRz6ZTxU5

Como levantar um filhote de cachorro para ser um bom adulto



É como um cachorro que os cães desenvolvem medos, habilidades sociais e começar a entender como o mundo funciona. Na natureza, a mãe de um filhote de cachorro irá mostrar-lhe as cordas, corrigindo-lo quando ele faz de errado e usar sua liderança para mostrar-lhe como agir. Ao trazer um filhote de cachorro em uma casa, o proprietário responsável do cão assume que dever essencial. A bondade, paciência e consistência são fundamentais para aumentar o seu cachorro para ser um bom adulto.

Socialização
A socialização é fundamental para levantar um cão adulto equilibrado, simpático e confiante. É crucial que o seu cachorro aprende a agir em torno de outros cães a partir de uma idade jovem. Em cerca de 12 semanas de idade, os cães entrar na fase imprinting medo. Isto é, quando os cães desenvolvem suas respostas a certos estímulos, como outros cães e pessoas. Um cão que raramente se encontra novas pessoas e cães é susceptível de reagir com medo, potencialmente resultando em agressão, nas raras ocasiões em que ele se encontra com uma nova cara. Socialização dá o seu cão a oportunidade de aprender a partir de uma idade jovem que outras pessoas e os cães não são para ser temido.

Treino de Obediência
Treinamento de obediência é essencial para qualquer cão a viver uma vida plena e feliz, caso contrário, ele vai ser constantemente cometer erros e receber a correção. A maneira mais eficaz para levantar um cão obediente é começar durante puppyhood, quando o cão está mais aberto a novas experiências e não desenvolveu todos os hábitos indesejáveis. Treinador de cães Cesar Millan aconselha a começar a treinar imediatamente, reforçando o seu papel como o líder da matilha.

Estabelecer limites
Desde o nascimento, a mãe é estabelecer limites para a sua ninhada e você deve continuar este bom trabalho quando você traz a sua casa de cachorro. Tão afiado como o seu cachorro pode ser para agradá-lo, ele está lutando uma batalha perdida se as regras continuam mudando. Se você não quer um cão adulto maduro subir no sofá, não permitir que ele, quando ele é um filhote de cachorro. O mesmo vale para entrar no quarto, alimentando-se à mesa e latindo. Mostre seu cachorro as cordas e ele vai aprender, mas não confundi-lo por deixá-lo fugir com coisas agora que não vai tolerar dentro de um ano.

Prática mordida Inibição
Filhotes explorar com suas bocas e eles podem beliscar e morder suas mãos. Quando um filhote de cachorro faz isso, ele não vai resultar em ferimentos graves, mas quando ele está totalmente crescido, que pode não ser o caso. Ensine-o que morder é errado desde o início, utilizando técnicas de inibição da mordida e incentivando comportamentos mordendo apropriadas, fornecendo lotes de brinquedos da mastigação.

Usar o reforço positivo
Você pode fazer um filhote de cachorro fazer o que quiser por puni-lo, mas ele será motivado pelo medo. Um filhote de cachorro que aprende pelo medo vai ter problemas de ansiedade como um adulto. O reforço positivo é a prática de recompensar o bom comportamento, em vez de punir o mau comportamento. Desta forma, o cão está interessada em agradar, em vez de medo de cometer erros. Cães que têm problemas de ansiedade estão em risco de agir de forma agressiva.

Fonte: http://www.csirc.com/como-levantar-um-filhote-de-cachorro-para-ser-um-bom-adulto/

Adestramento de cães

Adestramento e cuidados com os cachorros



O blog do Cachorro tem dicas super valiosas para você aprender mais sobre o mundo dos cães! Divirta-se! 


Alguns artigos super interessantes!


Cães em apartamentos: dicas para fazer o enriquecimento ambiental



Quando moramos numa casa espaçosa, ter um cão parece ser mais fácil… Ele pode correr pela casa, correr pelo quintal ou pelo jardim… Mas para quem mora em apartamento, nem sempre as condições de espaço são tão favoráveis para o cão.

Por isso, para criar um cão em um apartamento, é importante levar em consideração alguns fatores como passeios mais frequentes e enriquecimento ambiental, para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar de ao animal. Cães precisam se exercitar para gastar energia. E além do mais precisam de companhia. Pois a espécie vive em matilha e cachorros são sociáveis, ou seja, não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.

Quando o cão começa a se sentir confinado, sem possibilidades de gastar sua energia, e principalmente quando passa muito tempo sozinho, alguns problemas começam a surgir como excesso de latidos, uivos, destruição de móveis, estresse, ansiedade, depressão e comportamentos repetitivos, como andar de um lado para outro, correr atrás do rabo ou ainda correr em círculos.
Uma maneira de solucionar ou evitar tais problemas comportamentais é fazer um enriquecimento ambiental para o cão. Isso significa oferecer estímulos que promovem a expansão do comportamento adequado a cada animal. Quando promovemos um ambiente estimulante, favorecemos o bem-estar psíquico e fisiológico do cachorro, além de tirá-lo da monotonia, deixando-o muito mais feliz e saudável.

Existem algumas maneiras fáceis de entreter o cachorro na ausência do dono, ou quando este não tiver disponibilidade para lhe dar atenção, mas antes devemos lembrar que o cão deve ficar em local arejado, com luz, espaço para se exercitar, comer e fazer suas necessidades. Estas devem ficar longe do pote de água e comida.

Busca por Alimento – esconder petiscos e deixar que o cão vá procurá-los. Com o tempo ele fará uma verdadeira “caça ao petisco” pelo apartamento, na esperança de encontrar algo muito apetitoso. Procure com o passar do tempo modificar os “esconderijos” e tornar a busca mais difícil gradualmente;

Gelo – congelar alguns pedaços de petiscos dentro de tigelas ou embalagens com água, também pode proporcionar diversão, principalmente nos dias de calor e para os cães que estão trocando os dentes;

Garrafa Pet com petiscos – faça furos laterais numa garrafa pet vazia, coloque alguns pedaços de ração ou petiscos. Conforme o cachorro vai rodando e empurrando a garrafa, os pedaços que estão dentro cairão pouco a pouco. Inicialmente faça buracos maiores facilitando a saída da comida e depois diminua os furos para dificultar. O mesmo pode ser feito com caixas de ovos ou caixas de papelão. Existem também no mercado vários brinquedos de formas, tamanhos e texturas diferentes que liberam alimentos;

Roer e Destruir – talvez estas atividades sejam as que mais entretém os cachorros. Muitos gostam do desafio de arrancar pedaços de um bichinho de pelúcia, afinal a sensação é a mesma de quando caçam e comem a sua presa. Despedaçar uma bola, destruir um coco verde também é um excelente passatempo para eles. Não se incomode se ele destruir todos os brinquedos que tiver. Este é um sinal de que adorou o brinquedo e de que esta bastante feliz com ele. Mesmo que a destruição dos brinquedos seja algo positivo para o cão, tome muito cuidado para que ele não engula objetos que possam causar obstrução gástrica ou possam machucá-lo. Os ossinhos também são uma ótima pedida!

Brinquedos em geral – existem milhares de tipos diferentes de brinquedos a venda no mercado. Mas os melhores brinquedos são os indestrutíveis e interativos, confeccionados de borracha, que duram mais e não se despedaçam;

Sociabilização – um dos enriquecimentos mais completos para os cachorros, é estar em companhia de outros cães. Eles brincam entre si, testam forças e se estimulam. Relacionar-se com outras espécies, como gatos, e também com os humanos é muito importante;

Esconde-esconde – quando estiver em casa, e quiser participar das brincadeiras com seu cão, brincar de esconde-esconde também é uma ótima atividade para ele;

Esportes – permitir que o cão pratique esportes, como agility, freestyle, frisbee, natação, entre outros, também é uma boa opção de atividade em um ambiente externo.

Esses são alguns dos muitos exemplos de enriquecimento ambiental que podemos proporcionar aos cães. Todo tipo de brincadeira é muito importante para a saúde física e mental, não só dos animais, mas das pessoas também. Brincar ajuda a enfrentar o mundo, ajuda a estabelecer vínculos e aceitar regras sociais e morais, e uma ótima maneira de relaxar.

Assim, aos donos de cães que vivem em apartamentos, o mais valioso é assumir o compromisso de proporcionar a eles um ambiente que atenda suas necessidades e que estimule o seu bem-estar físico e mental.

Fonte: http://www.mesquita.com/br/novidades/dicas/caes-em-apartamentos-dicas-para-fazer-enriquecimento-ambiental

Preparando a casa para a chegada do filhote



Trazer um filhote para casa é uma experiência muito gostosa e divertida. Mas, para receber o novo morador, é preciso fazer algumas mudanças dentro de casa. O cãozinho chegará em um lugar estranho, longe de sua mãe e irmãos pela primeira vez e, nesse novo lar, encontrará novas pessoas, novos cheiros e novas expectativas. Por isso, é importante que você tenha paciência, pois pode levar certo tempo para esta adaptação.

O primeiro passo, é preparar a casa pra que ela seja segura para seu novo cachorro. Comece escolhendo o local onde o cão irá dormir, fazer as necessidades e se alimentar. Antes de trazer o cachorro para sua casa é aconselhável que você tome algumas precauções como:

• mantenha fora de alcance do animal produtos de limpeza, remédios e alimentos que podem ser tóxicos aos cães, como o chocolate;
• fios elétricos, como a fonte do computador e do celular também devem estar fora do alcance;
• se você mora em casa com piscina, tome muito cuidado para que o cão não caia dentro dela. Nunca deixe-o ter acesso a área da piscina sem supervisão.

Hoje em dia, existe uma serie de itens nos pet shops... Mas o que é essencial comprar? Segue uma lista dos itens que podem facilitar a rotina do filhote:

Cama: existe uma variedade enorme, diferentes cores, tamanhos e formatos, fica a critério do dono, certifique-se de que a capa pode ser removida para ser lavada. Se o cão for ficar no quintal, é importante ter um abrigo contra a chuva e o frio, então opte por uma casinha.
Comedores e bebedores: é possível encontrar modelos de plástico, aço, cerâmica, etc.. Lembre-se que é preciso um pote para água e outro para comida. O cachorro deve ter sempre água fresca disponível, por esta razão, coloque a vasilha em um local onde o filhote não a derrube. Opte por potes fáceis de lavar.

Brinquedos: embora, a primeira vista pareça um pouco supérfluo, os brinquedos são uma ferramenta muito importante para evitar a mastigação indesejada de objetos e manter o cão entretido.
Coleiras e guias: mesmo o seu cachorro não podendo ir para rua até tomar todas as vacinas, vale a pena investir logo no primeiro dia. O uso destes materiais dentro de casa mesmo, vai preparando o seu filhote para se acostumar com eles. É recomendada a compra de uma plaquinha de identificação e colocar na coleira.

Escovas e pentes: no começo compre uma escova macia para acostumar filhote delicadamente. Cada raça tem uma necessidade, então pergunte ao criador os cuidados do seu cão, quando ele for adulto.

E lembrem-se: seja sempre muito carinhoso e paciente para lidar com seu cachorro. Você não deve gritar ou repreendê-lo por fazer xixi fora do lugar ou mastigar algo errado. Seu cão ainda é filhote, ele não sabe muita coisa, e as broncas nesse período podem fazer com que o cachorrinho fique com medo de você. Esta fase inicial deve ser divertida e agradável para todos, e assim você poderá dar as boas-vindas para seu novo amigo de quatro patas.

Fonte: http://plox.com.br/caderno/bichos/espaco-filhote-preparando-a-casa-para-a-chegada-filhote



sábado, 18 de abril de 2015

Mingau energético para gatos e cães

Os gatos e cães não podem ingerir leite de vaca. O leite de vaca tem muito açúcar e pouca gordura. Já o leite dos cães e gatos tem muita gordura e pouco açúcar. Logo, quando for necessário oferecer leite a eles, dilua na mesma quantidade de água, para evitar cólicas e diarréia. Uma opção é esse mingau energético sugerido pela veterinária Bárbara Goloubeff.

1 copo de leite
1 copo de chá de erva-doce
1 colher de sopa de creme de leite
1 colher de chá de mel
1 colher de café de cálcio em suspensão (vendido em casas veterinárias, sem flúor)
1 ampola de Aderogil D3 ou 30 gotas de suspensão oral (em farmácias)
1 gema de ovo
Mucilon Aveia e Arroz

O chá de erva-doce evita cólicas intestinais em função do leite. O creme de leite fornece a gordura que é comum nos leites dos gatos e cães.

Misture todos os ingredientes e reserve. Guarde em geladeira. Ofereça aos seus animais, uma quantidade razoável (de acordo com o porte), em média 3 vezes ao dia, acrescentando Mucilon (3 a 4 colheres) ou ao seu gosto, ou ao gosto de seu animal. ;)


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Antes de adotar um animal, lembre-se!




Animais de estimação podem viver até 15 (quinze) anos ou mais!

Durante este período, você será o responsável por sua sobrevivência e bem-estar. Você deve ter disponibilidade suficiente de tempo para passear com seu animal, brincar com ele e dar toda a atenção de que ele precisa.

Como forma de controlar a população de animais abandonados e evitar doenças a esterilização cirúrgica (castração) é OBRIGATÓRIA aos 6 (seis) meses de idade do animal.

 Lembre-se que é impossível se responsabilizar por todos os filhotes, uma única cadela e seus descendentes podem gerar 80.399.780 novos animais em 10 anos.

Se seu animal de estimação adoecer, você deverá ampará-lo e providenciar cuidados veterinários.

É muito importante que o animal de estimação receba uma alimentação de boa qualidade, vacinas e vermífugos regularmente.

Você deve se lembrar também precisará ter alguém de confiança para cuidar de seu bichinho em períodos de viagens, ou ter condições financeiras para hospedá-lo num hotelzinho para cães: ANTES DE ADOTAR , É NECESSÁRIO ANALISAR OS CUSTOS E VER SE É POSSÍVEL ENCAIXÁ-LO NO ORÇAMENTO FAMILIAR.

Você não deve deixar o seu animal preso a correntes ou confinado em espaços pequenos, porque isso poderá deixá-lo estressado e agressivo. Além do que, se você não gostaria de ficar amarrado a correntes, porque seu amiguinho gostaria?

Você não deve adotar um animal só porque seu filho quer, porque ele não tem responsabilidade suficiente para assumir um animal. Portanto você e toda a família devem estar dispostos (as) a assumir essa responsabilidade. LEMBRE-SE, ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDOS.

Você não deve permitir que seu animal (cão ou gato) fique perambulando pelas ruas, porque ele corre o risco de ser atropelado, envenenado ou apreendido, ou ainda sofrer maus tratos por terceiros.

Você não deve punir ou castigar seu animal com punição física. Bater no animal, além de ser um ato de covardia, não corrige comportamentos indesejados. Procure informações de como adestrar seu bichinho na internet ou contrate um bom adestrador!

Se escolher adotar um FILHOTE, LEMBRE-SE QUE ELE É FOFINHO AGORA, mas vai crescer rapidamente e precisará de espaço. Os filhotes precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem ou quebrarem objetos e móveis, precisam de atenção e supervisão constante. Filhotes não devem ser carregados por crianças pequenas, para evitar que caiam e se machuquem. Não deixe ao alcance deles, objetos ou materiais que possam causar danos: Ex: produtos químicos, veneno, produtos de limpeza, objetos pontiagudos ou com lâminas cortantes.

Filhotes são curiosos e tendem a “fuçar” cada cantinho do novo lar, poderão roer sapatos e outros, portanto compete a você e sua família não deixar nada disso ao alcance deles.

 IMPORTANTE: ELES PODEM CHORAR E MUITO. Todas essas observações podem ser amenizadas com adestramento básico, muito carinho, atenção, limites e brinquedos mas VOCÊ PRECISA ESTAR DISPOSTO E TER PACIÊNCIA PARA EDUCÁ-LO SEM AGRESSÕES.

Enfim, a adoção de um animal de estimação é mais do que um ato de amor.

Adotar um animal é ser responsável pelo bem-estar de um ser vivo, que têm sentimentos, sentidos, sofre ou é feliz de acordo com a maneira como é tratado.

Faça para os animais aquilo que gostaria que fizessem pra você! LEIA COM ATENÇÃO O TERMO DE RESPONSABILIDADE e se tiver dúvidas pergunte ao protetor. Abandonar ou maltratar animais é crime: Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa. Lei Nº 9.605, de 12 DE Fevereiro de 1998.

Adotar é mudar um destino, é dar uma segunda chance de felicidade, é ganhar um amigo FIEL, mas somente realize esse ato de forma RESPONSÁVEL.


Contribuição: Projeto Lobo Alfa