quarta-feira, 15 de abril de 2015

Antes de adotar um animal, lembre-se!




Animais de estimação podem viver até 15 (quinze) anos ou mais!

Durante este período, você será o responsável por sua sobrevivência e bem-estar. Você deve ter disponibilidade suficiente de tempo para passear com seu animal, brincar com ele e dar toda a atenção de que ele precisa.

Como forma de controlar a população de animais abandonados e evitar doenças a esterilização cirúrgica (castração) é OBRIGATÓRIA aos 6 (seis) meses de idade do animal.

 Lembre-se que é impossível se responsabilizar por todos os filhotes, uma única cadela e seus descendentes podem gerar 80.399.780 novos animais em 10 anos.

Se seu animal de estimação adoecer, você deverá ampará-lo e providenciar cuidados veterinários.

É muito importante que o animal de estimação receba uma alimentação de boa qualidade, vacinas e vermífugos regularmente.

Você deve se lembrar também precisará ter alguém de confiança para cuidar de seu bichinho em períodos de viagens, ou ter condições financeiras para hospedá-lo num hotelzinho para cães: ANTES DE ADOTAR , É NECESSÁRIO ANALISAR OS CUSTOS E VER SE É POSSÍVEL ENCAIXÁ-LO NO ORÇAMENTO FAMILIAR.

Você não deve deixar o seu animal preso a correntes ou confinado em espaços pequenos, porque isso poderá deixá-lo estressado e agressivo. Além do que, se você não gostaria de ficar amarrado a correntes, porque seu amiguinho gostaria?

Você não deve adotar um animal só porque seu filho quer, porque ele não tem responsabilidade suficiente para assumir um animal. Portanto você e toda a família devem estar dispostos (as) a assumir essa responsabilidade. LEMBRE-SE, ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDOS.

Você não deve permitir que seu animal (cão ou gato) fique perambulando pelas ruas, porque ele corre o risco de ser atropelado, envenenado ou apreendido, ou ainda sofrer maus tratos por terceiros.

Você não deve punir ou castigar seu animal com punição física. Bater no animal, além de ser um ato de covardia, não corrige comportamentos indesejados. Procure informações de como adestrar seu bichinho na internet ou contrate um bom adestrador!

Se escolher adotar um FILHOTE, LEMBRE-SE QUE ELE É FOFINHO AGORA, mas vai crescer rapidamente e precisará de espaço. Os filhotes precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem ou quebrarem objetos e móveis, precisam de atenção e supervisão constante. Filhotes não devem ser carregados por crianças pequenas, para evitar que caiam e se machuquem. Não deixe ao alcance deles, objetos ou materiais que possam causar danos: Ex: produtos químicos, veneno, produtos de limpeza, objetos pontiagudos ou com lâminas cortantes.

Filhotes são curiosos e tendem a “fuçar” cada cantinho do novo lar, poderão roer sapatos e outros, portanto compete a você e sua família não deixar nada disso ao alcance deles.

 IMPORTANTE: ELES PODEM CHORAR E MUITO. Todas essas observações podem ser amenizadas com adestramento básico, muito carinho, atenção, limites e brinquedos mas VOCÊ PRECISA ESTAR DISPOSTO E TER PACIÊNCIA PARA EDUCÁ-LO SEM AGRESSÕES.

Enfim, a adoção de um animal de estimação é mais do que um ato de amor.

Adotar um animal é ser responsável pelo bem-estar de um ser vivo, que têm sentimentos, sentidos, sofre ou é feliz de acordo com a maneira como é tratado.

Faça para os animais aquilo que gostaria que fizessem pra você! LEIA COM ATENÇÃO O TERMO DE RESPONSABILIDADE e se tiver dúvidas pergunte ao protetor. Abandonar ou maltratar animais é crime: Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa. Lei Nº 9.605, de 12 DE Fevereiro de 1998.

Adotar é mudar um destino, é dar uma segunda chance de felicidade, é ganhar um amigo FIEL, mas somente realize esse ato de forma RESPONSÁVEL.


Contribuição: Projeto Lobo Alfa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.