segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Publicações digitais: fonte com serifa ou sem serifa?

Por acaso você consegue perceber esse efeito fliker (tremulação) nas fontes com serifas para leitura em mídias digitais?

Já li recomendações para o uso de fontes SEM serifa em mídias digitais (textos, apresentações eletrônicas em palestras etc). As serifas provocam um efeito de tremulação na tela. Ao passo que para textos longos impressos, as serifas são indicadas pois possibilitam a "ligação" de uma letra com a outra proporcionando uma contiguidade no texto.

Tenho lido vários trabalhos e publicações (ou quase todos) que usam fontes COM serifas em seus textos. E eu percebo o efeito fliker claramente.

** Por que não se adota a fonta SEM serifa para publicações? Com esse uso tão difundido de tablets, ipads etc. **

"Toda essa discussão entre serifados e não serifados vale somente para textos impressos, para a tela de computador, que possui uma reolução bem menor, e um sistema de visualização por pixels, as letras serifadas não são bem vindas. A diferença de espessura no traço e os detalhe e serifas que auxiliam a leitura no texto impresso causam problemas e distorções na tela do computador, como o espaçamento inadequado, pesos irregulares entre os caracteres e entre os traços de um mesmo caracteres causam confusão e dificultam a leitura, principalmente em tamanhos menores (abaixo de 12 pt.). Sendo assim, a recomendação é de utilização de letras sem serifa e principalmente aquelas desenhadas especialmente para a visualização na tela de computador, como a arial, a verdana e a tahoma, que têm grandes alturas de x, espessura regular e espaçamento adequado para que as letras não encostem umas nas outras. "


http://fabiocaparica.com/2008/10/e-se-alguem-lhe-perguntar/






Outras informações:

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seis aquários fantásticos


6 aquários que você tem que visitar antes de morrer

Juliana Andrade redator(a)

Fonte:http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/6-aquarios-que-voce-tem-que-visitar-antes-de-morrer


Monterey Bay Aquarium, na Califórnia
  • Monterey Bay Aquarium, na Califórnia
    Créditos: Reprodução

Descobrir o que rola no fundo do mar é mágico, por isso fizemos uma lista dos aquários ao redor do mundo que você não pode deixar de visitar.

Georgia Aquarium - EUA

É o maior aquário de água doce e salgada do planeta! São quase 120 mil animais marinhos distribuídos em 30 milhões de litros de águas. A variedade de peixes é tanta que tem até pirarucus, pacus e tambaquis, espécies amazônicas encontradas no Brasil. Além dos animais, o aquário possuí um cinema 4D.


 

 

Monterey Bay Aquarium - EUA

É um dos maiores aquários de água salgada do mundo. A atração principal é um ambiente de 10 metros de altura que pega uma parte do oceano e permite que você acompanhe a vida marinha da costa da Califórnia. O aquário conta com 35 mil plantas e animais de 623 espécies diferentes e, ainda foi cenário para o filme “Star Trek IV: The Voyage Home” de 1986, era o fictício Sausalito Cetacean Institute.


 

 

Dubai Aquarium - Emirados Árabes

Fica no complexo Burj Khalifa no Dubai Mall, o maior shopping do mundo. O aquário abriga mais de 33 mil animais, sendo que 150 são espécies únicas. Alguns tanques chegam a receber 10 milhões de litros d’água, tem noção? Pra ter uma ideia do tamanho, o tanque principal mede 11 metros de altura. Os visitantes também tem a opção de fazer um passeio de barco ou mergulhar dentro de uma gaiola. Rola até um mergulho com tubarões.


 

 

AquaDom - Alemanha

É o maior aquário cilíndrico do mundo e está localizado no hotel Radisson, em Berlim. O tanque fica a 25 metros de altura do chão e possui um elevador panorâmico em seu interior, que é responsável por levar os visitantes por dentro do aquário. São 2.600 peixes de 56 tipos diferentes. É incrível!


 

 

Two Oceans Aquarium - África

Esse aquário fica na Cidade do Cabo e é muito especial porque fica exatamente no encontro dos oceanos Indico e Atlântico, então é possível observar a vida marinha tanto de um quanto de outro. Se você não quiser só ficar zanzando pelas galerias, pode escolher atividades mais radicais como mergulhar no tanque dos predadores.



 

 

Churaumi Aquarium - Japão

Localizado em Okinawa, no Japão, o Churaumi é considerado o segundo maior aquário do mundo, ficando somente atrás do Georgia Aquarium. São 26 mil espécies de criaturas profundas do mar distribuídas em 77 tanques em um prédio de quatro andares. Um fato interessante é que o nome do aquário foi escolhido pela população por meio de votação. E sabia que "Chura" significa "bonito" e "Umi" significa "oceano"? Fofo .né?




 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Em frente!





"Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo...

Não deixe que a saudade sufoque,
que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando, vivendo que esperando
Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu."

Luis Fernando Veríssimo

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Teoria das janelas partidas



Há alguns anos, a Universidade de Stanford (EUA), realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas idênticas, da mesma marca, modelo e até cor, abandonadas na via pública. Uma no Bronx, zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia. Duas viaturas idênticas abandonadas, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local.

Resultou que a viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram.Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.

Mas a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os pesquisadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso? Evidentemente, não é devido à pobreza, é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma idéia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Faz quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras. Induz ao “vale-tudo”. Cada novo ataque que a viatura so fre reafirma e multiplica essa idéia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.

Baseados nessa experiência, foi desenvolvida a ‘Teoria das Janelas Partidas’, que conclui que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores. Se se parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

Se se cometem ‘pequenas faltas’ (estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar com o sinal vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e delitos cada vez mais graves.Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pesso as forem adultas.

Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas, estes mesmos espaços são progressivamente ocupados pelos delinquentes.

A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: lixo jogado no chão das estações, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.

Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de ‘Tolerância Zero’. A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às norm as de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.

A expressão ‘Tolerância Zero’ soa a uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Não se trata de linchar o delinqüente, pois aos dos abusos de autoridade da polícia deve-se também aplicar-se a tolerância zero.

Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito.Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.

Essa é uma teoria interessante e pode ser comprovada em nossa vida diária, seja em nosso bairro, na rua onde vivemos.

A tolerância zero colocou Nova York na lista das cidades seguras.

Esta teoria pode também explicar o que acontece aqui no Brasil com corrupção, impunidade, amoralidade, criminalidade, vandalismo, etc.

Reflita sobre isso!

Texto retirado do blog:
http://clinicaalamedas.wordpress.com/2013/08/25/teoria-das-janelas-partidas/

Fonte: http://www.manhattan-institute.org/pdf/_atlantic_monthly-broken_windows.pdf

Chá de gengibre contra gripe

O chá de gengibre é um remédio caseiro muito útil para tratar gripes, resfriados, dores musculares e dores de garganta.

Mal comecem os sintomas, ferva 1 litro de água e misture 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe ao lume cerca de 5 minutos, desligue o lume, coe e beba várias vezes ao dia.

Como o gengibre é um pouco picante e para dar um paladar mais suave, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas. Beba uma chávena deste chá na hora de dormir e acorde completamente recuperado.

Fonte: http://www.baudasideias.net/saudebeleza/cha-de-gengibre-contra-gripe/#

Polinização

"Wings of Life" now streaming on Netflix!

This video was shown at the TED conference in 2011, with scenes from "Wings of Life", a film about the threat to essential pollinators that produce over a third of the food we eat. The seductive love dance between flowers and pollinators sustains the fabric of life and is the mystical keystone event where the animal and plant worlds intersect that make the world go round.

"Wings of Life" will is available on DVD and Blu-Ray. Order here:  Amazon


domingo, 1 de dezembro de 2013

E se der certo?

E se der certo? 

Não importa o qual difícil é ou o quão difícil fica, vamos fazer isso! 

Podemos sofrer, chorar de muita dor, mas com certeza vamos também chorar de muita alegria e amor! 

Vamos sonhar, acreditar e ter coragem de seguir em frente! 

Tudo pode acontecer: o que os nossos olhos nunca viram e nossos corações nunca sentiram, vai acontecer... 



Amar é...