domingo, 23 de dezembro de 2012

Calatonia

O que é calatonia e os seus benefícios

A terapeuta Rita de Cássia Aguiar  trabalha cinesiologia e associa com a calatonia, além de outros. Eu já fiz e recomendo, tanto a cinesio quanto a calatonia! ;)

"Se usado com sabedoria, o simples toque das mãos é capaz de atuar de forma terapêutica, como acontece na Calatonia. Essa técnica de relaxamento profundo foi trazida ao Brasil pelo médico húngaro Pethó Sándor, no início da década de 50, mas foi desenvolvida durante a Segunda Guerra em soldados que sentiam fortes dores por causa dos ferimentos. O segredo da terapia é o uso de toques sutis que estimulam nove pontos onde há maior concentração de receptores nervosos ou circulatórios. São pontos próximos aos meridianos, da medicina chinesa, ou mesmo da ayurvédica.

“Quando há um estado de estresse, por exemplo, ocorre uma cascata de eventos bioquímicos e biológicos que alteram o organismo, a Calatonia tem a função de reorganizar o corpo por meio de toques simples, esses têm alto potencial da sensibilidade cutânea. O profissional escolhe os pontos conforme o histórico de cada paciente e sua evolução durante a terapia”, explica a naturóloga." Rosana conta que usou a terapia depois que seu marido sofreu um infarto e ficou internado na UTI. Por não usar algum óleo essencial, ou interferir no tratamento, ela aplicava a terapia dentro da unidade e percebia que o método pontencializava o efeito do remédio, dessa forma, o seu marido não sentia dores e finalmente conseguia dormir. “Ela traz benefícios à medicina convencional e pode ser usada em casos de ataque cardíaco, estresse, artrite, artose, e problemas emocionais, entre eles, pânico, depressão, além de crises de ansiedade”, ressalta.

Fonte e fotos: Calatonia - Relaxamento profundo com toques sutis


 "O tratamento nessa técnica é feito com toques suaves na pele, incluindo os dedos dos pés, o calcanhar, o tornozelo, a batata das pernas e a cabeça. Sandór tinha ideia ligadas às medicinas orientais, pois se interessou e estudou medicinas alternativas, e há quem imagine que ele também tirou seus pontos de relações com meridianos e chakras. Após a manipulação dessas regiões, que visa induzir um relaxamento profundo, o terapeuta poderá também fazer toques sutis em outras partes do corpo, conforme a sintomatologia do paciente.

O nome calatonia vem de “kalós” em grego que significa bom e “tonia” que significa tensão ou tônus – ou seja – significa “recuperar o tônus ideal”. Na visão de Sandór, muitas doenças vinham de um excesso de tônus neurológico que se manifestava no corpo como tensão muscular e hipersensibilidade. No momento que essa tensão é aliviada, e restaura-se a fisiologia normal, os problemas como dor, tensão, alterações do humor, etc. resolvem-se expontaneamente.
Existem relatos impressionantes de curas e melhoras que Sandór obteve em seus pacientes, o que gerou sua fama e reconhecimento."

Fonte: Calatonia

Em princípio, qualquer pessoa poderá se beneficiar da Calatonia para obtenção de um relaxamento profundo. Porém tal trabalho deverá ser sempre acompanhado por um profissional habilitado, capaz de avaliar e elaborar com o paciente, suas reações à técnica, bem como as possíveis contra-indicações à aplicação do método. Em São Paulo, Brasil já dispomos de relatos de profissionais de diferentes áreas sobre a utilização da Calatonia como recurso auxiliar na Psicologia, Medicina, Educação, Reabilitação Física, Fonoaudiologia, etc. Embora a utilização da Calatonia não vise resultados específicos (uma vez que a reorganização psicofisica é global, e cada organismo reage à sua própria maneira individual e única) esta técnica atua sobre uma variada gama de queixas diante das quais tem-se observado resultados bastante positivos. Por exemplo: tensão muscular, estresse, enxaquecas, asma, obesidade, alergias, distúrbios glandulares, dores, distúrbios de ordem psicossomática, etc.

Fonte: O que é a calatonia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer?
1) Digite a mensagem no campo abaixo.

2) "Selecionar perfil" em Comentar como.
O perfil é obrigatório, mesmo que seja somente Nome/URL (URL=página/blog, que não é obrigatório)

- Se você NÃO tem email/conta em alguns dos serviços, escolha o perfil Nome/URL e digite o seu nome. A URL (página/blog) não é obrigatória. Se não tiver, pode deixar em branco.

- Se você tem email/conta em algum dos perfis, escolha e entre com o seu login e senha.

3)Clique no botão POSTAR COMENTÁRIO.